Ficha do Filme

AVIÕES

(Planes, 2013)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa

DVD

BLU-RAY

Estreia

13/09/2013

Dusty (Jon Cryer) é um avião de uma cidade pequena que sonha em participar da maior corrida aérea do mundo, apesar de seu medo de altura. Com a ajuda e o apoio de sua frota, Dusty enfrenta seus medos para encarar o desafio de sua vida.

9
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Animação

Direção: Klay Hall

Roteiro: Jeffrey M. Howard

Elenco: Anthony Edwards, Brad Garrett, Brent Musburger, Carlos Alazraqui, Cedric the Entertainer, Dane Cook, Gabriel Iglesias, John Cleese, Julia Louis-Dreyfus, Priyanka Chopra, Roger Craig Smith, Sinbad, Stacy Keach, Teri Hatcher, Val Kilmer

Produção: John Lasseter

Trilha Sonora: Mark Mancina

Duração: 94 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 13/09/2013 (Brasil)

Distribuidora: Disney

Estúdio: DisneyToon Studios

Classificação: Livre

EXTRAS

» Venda

- Sem extras

- Formato de tela: 16:9 Widescreen Anamórfico

- Áudio: Inglês e Português

- Legendas: Inglês e Português

» Venda

- Sem extras

- Formato de tela: 16:9 Widescreen Anamórfico

- Áudio: Inglês e Português

- Legendas: Inglês e Português

IMAGENS

CRÍTICA

por Daniel Reininger

Lembra de Carros? O filme da Pixar sobre o velocista Relâmpago McQueen fez muito sucesso, rendeu uma sequência e milhões de dólares em brinquedos. Para dar continuidade à lucrativa franquia, a Disney assumiu um projeto engavetado da Pixar e o transformou em Aviões – basicamente um repeteco cheio de novas possibilidades de merchandising.

Originalmente, o longa deveria ir direto para DVD como uma boa alternativa para aqueles que querem uma aventura leve ambientada no mesmo universo de Carros. Entretanto, executivos da Disney se impressionaram com algumas imagens e decidiram lançar Aviões nos cinemas e em 3D, claro.

Não custa lembrar que o mesmo aconteceu com Toy Story 2, então essa decisão não seria motivo para desanimar. Mas nesse caso é sim um problema, pois o filme ficou infantil demais e chega aos cinemas puramente como caça-níquel.

Ambientado no interior dos Estados Unidos, em uma cidade muito similar à Radiator Springs, a trama mostra o avião de pulverização Dusty em busca de realizar o sonho de ser um corredor. Assim como em Turbo, as chances do protagonista são nulas, mas sua força de vontade o leva a lutar pela improvável glória.

O roteiro é previsível e a história de superação não empolga em praticamente nenhum momento. Existem algumas situações engraçadas, mas não o suficiente para animar as coisas. A maioria das piadas vem do personagem El Chupacabra, que, apesar de ser um estereótipo mexicano quase ofensivo, diverte com suas tentativas de conquistar a competidora brasileira, dublada de forma exagerada por Ivete Sangalo. A culpa nem é dela, afinal tornou-se comum personagens mais engraçadinhos terem sotaque forçado do nordeste.

Ao contrário de Turbo, no qual realismo e magia entram em choque e testam a credibilidade dos espectadores, o universo fantasioso de Aviões permite a imaginação das crianças viajar sem barreiras. Este é o maior trunfo da animação. Mesmo assim, alguns detalhes mostram falta de cuidado na ambientação e na criação de personagens, estragando a imersão.

Visualmente o filme é bonito e as cenas de ação bem feitas, porém Aviões está repleto de clichês e isso o torna atrativo apenas para crianças pequenas. São poucas as piadas realmente boas e o 3D não justifica o preço mais alto do ingresso. Para os pais, é uma boa opção para levar os filhos ao cinema no fim de semana, porém quem gosta de verdade de animação merecia algo mais interessante.

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7