Ficha do Filme

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

(Eternal Sunshine Of The Spotless Mind, 2003)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa

DVD

Joel (Jim Carrey) descobre que Clementine (Kate Winslet), sua ex-namorada, submeteu-se a um tratamento psicológico no qual todas as lembranças dos dois foram apagadas, após anos de tentativas para que o relacionamento desse certo. Frustrado com a idéia de estar apaixonado por alguém que nem se lembra dele, decide fazer o mesmo. Pouco depois, desiste da idéia de esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua vida em que ela não faz parte, provocando a mudança de outros acontecimentos que estão em sua memória. Do mesmo roteirista de Quero Ser John Malcovich e Adaptação.

8
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Comédia Romântica

Direção: Michel Gondry

Roteiro: Charlie Kaufman

Elenco: David Cross, Elijah Wood, Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst

Produção: Anthony Bregman, Steve Golin

Fotografia: Ellen Kuras

Trilha Sonora: Jon Brion

Duração: 108 min.

Ano: 2003

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estúdio: Anonymous Content

IMAGENS

CRÍTICA

por Angélica Bito

Responda rapidamente: quem você deletaria de sua memória sem pestanejar? Proponho que você anote esse nome em um papel e vá assistir a O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que levanta uma questão na qual (quase) nunca pensamos: existem memórias ruins?

Joel (Jim Carrey) é um cara tímido que arruma uma namorada, Clementine (Kate Winslet), cuja personalidade é oposta à dele. Mesmo assim, os dois começam a namorar e, juntos, constroem uma história. Nenhuma novidade até aqui: quantos filmes têm um casal protagonista? Milhões. Só que Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças não é como qualquer um desses que você deve ter imaginado.

Depois que Joel e Clementine terminam, ela resolve contratar a empresa do doutor Howard Mierzwaik (Tom Wilkinson), que oferece um serviço um tanto quanto peculiar: ele desenvolveu uma técnica que deleta, literalmente, alguém de suas lembranças. Os técnicos - vividos por Kirsten Dunst, Mark Ruffalo e Elijah Wood - entram na mente do contratante e apagam qualquer lembrança existente relacionada à pessoa escolhida. Clementine, claro, pede que eliminem Joel de sua vida. Quando ele descobre a tramóia, não pensa duas vezes e contrata a empresa para fazer o mesmo serviço em sua mente, desta vez eliminando a ex-namorada.

O roteiro de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é louco e muito bem amarrado. Trabalho de Charlie Kaufman (responsável pelas histórias dos não menos alucinados Adaptação e Quero Ser John Malkovich), que mostra ser um verdadeiro aficionado pelos mistérios da mente humana. Enquanto que Kaufman nos mostra seu mapa das lembranças humanas, Michel Gondry - que já dirigiu alguns dos melhores e mais loucos clipes da islandesa Björk - nos guia pela mente de Joel. Vale também destacar a performance do (ex?) comediante Jim Carrey que, mais uma vez se aventurando no gênero dos longas dramáticos, se sai muito bem, assim como Kate Winslet - mas isso não é novidade para ninguém, a inglesa já provou ser mais do que "a mocinha do Titanic".

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças não é somente uma experiência que brinca com a mente humana: é um filme triste. Portanto, se você resolver assisti-lo (e eu recomendo que realmente vá), prepare-se para ter vontade de entrar em suas próprias lembranças, buscando pessoas que passaram por sua vida e estão escondidos em cantos isolados de sua mente. E, claro, chegar à conclusão de que nenhum relacionamento é tão ruim a ponto de merecer ser sumariamente deletado da memória.

Prêmios e Indicações

2005

>> Oscar: Vencedor na categoria Melhor Roteiro


» Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Atriz (Kate Winslet).
» Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jim Carrey), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kate Winslet) e Melhor Roteiro.
» Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Edição e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jim Carrey) e Melhor Atriz (Kate Winslet).
» Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
» Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.
» Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7