Ficha do Filme

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO

(How To Train Your Dragon, 2010)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa

BLU-RAY

Estreia

26/03/2010

Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra Banguela, um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Animação

Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois

Roteiro: Chris Sanders, Dean DeBlois, William Davies

Produção: Bonnie Arnold

Trilha Sonora: John Powell

Duração: 98 min.

Ano: 2010

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 26/03/2010 (Brasil)

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: DreamWorks Animation / Mad Hatter Entertainment / Mad Hatter Films / Vertigo Entertainment

Classificação: Livre

Informação complementar: Baseado no livro de Cressida CowellVozes originais de Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, T.J. Miller, Kristen Wiig, Robin Atkin Downes, Philip McGrade, Kieron Elliott, Ashley Jensen, David Tennant

EXTRAS

- Comentários dos Cineastas
- Elenco Tamanho Viking HD
- A Técnica Artística do Dragão HD
- Jukebox da Dreamworks HD
- O Cantinho dos Animadores HD
- Trivia Track
- Trailers
Formato da Tela: Widescreen Anamórfico 2.35-1
Idioma / Áudio: Inglês (5.1 Dolby True HD), Espanhol, Português, Francês e Inglês Audiodescrição (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português, Inglês SDH, Espanhol e Francês

CRÍTICA

por Celso Sabadin

Seria uma pequena maldade dizer que o novo desenho animado da DreamWorks é tão bom que parece da Pixar. Maldade, porém verdade. Como Treinar o seu Dragão, a mais recente animação do estúdio que criou Shrek, traz de volta um padrão de qualidade que andava meio esquecido nos últimos trabalhos da DreamWorks. Não necessariamente pela trama - que retoma o velho tema do “peixe fora d´água” - mas sim pela direção, pela construção dos personagens e pela precisão do traço.

O “peixe fora d´água” em questão é Soluço, um jovem viking que mora numa aldeia onde seus conterrâneos são exímios caçadores de dragões. E nem poderia ser diferente, pois, neste caso, matar os monstros cuspidores de fogo é necessidade vital do lugar, já que os dragões são predadores das ovelhas que garantem o sustento da vila. Soluço, porém, não leva o mínimo jeito para a coisa, e vai subverter os caminhos da tradição.

Sim, este tema básico - do protagonista que deseja ser diferentes dos demais, sofre preconceitos por isso, e acaba se transformando em herói justamente porque ousou seguir por caminhos que não lhe estavam previamente determinados - tem sido a base de vários desenhos animados recentes, como Ratatouille, Vida de Inseto, Espanta Tubarões, Kung Fu Panda e muitos outros. Sem problemas. Vamos dizer que seja um tema... “clássico”.

O que diferencia Como Treinar seu Dragão é a forma através da qual a velha história é (re)contada. Os diretores Dean DeBlois e Chris Sanders conseguem criar uma galeria de personagens repletos de humanidade, que equilibram heroísmo e bom humor em doses precisas, obtendo assim uma forte dose de empatia com o público. Principalmente o protagonista, Soluço.

Os bons diálogos, o ritmo da aventura e a qualidade da animação também são pontos fortes do desenho. As cenas de lutas e batalhas são preciosas e cativantes, desembocando num final empolgante digno dos grandes clássicos da antiga Era Disney.

Tudo bem que a relação de Soluço com o dragão Banguela, escondido no meio da mata, lembra bastante o antigo seriado clássico Robô Gigante, mas no cinema também pouco se cria, pouco se perde, tudo se referencia. Vale a releitura para as novas gerações.

E falando em dragão Bangela, qualquer semelhança dele com o personagem Stitch não é mera coincidência: os diretores DeBlois e Sanders são os mesmos de Lilo e Stitch.

Prêmios e Indicações

2011

>> Oscar: Indicado na categoria Melhor Animação

>> Oscar: Indicado na categoria Melhor Trilha-Sonora


» Em 2011, foi indicado aos Oscars de Trilha Sonora e Música Original e Melhor Filme de Animação
» Em 2011, foi indicado aos Bafta Film Awards de Melhor Filme de Animação e Música

COMENTAR

comments powered by Disqus

CURIOSIDADES

Adaptação do livro infantil How to Train Your Dragon, de Cressida Cowell.
Quando Soluço lê o Manual do Dragão, as escrituras estão em inglês comum, mas criptografadas em runas;
O martelo de Stoico possui uma leve semelhança com Mjolnir, o Martelo do Deus Thor, da cosmogonia Nórdica;
Parceiro R7