Ficha do Filme

E.T. - O EXTRATERRESTRE

(E.T. - The Extra-Terrestrial, 1982)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa

BLU-RAY

Elliott (Henry Thomas) é um garoto que vive com a mãe (Dee Wallace), o irmão mais velho (Robert MacNaughton) e a irmã pequena (Drew Barrymore). Uma noite, o menino ouve barulhos estranhos e imagina que há algo diferente acontecendo na garagem de sua casa. Embora amedrontado, Elliott decide ir investigar o que está causando os barulhos e tem uma enorme surpresa: encontra um extraterrestre. Depois do susto do encontro, o garoto e o alienígena começam a fazer contato e acabam se tornando amigos. Agora, Elliott e seus irmãos terão como desafio fazer com que E.T., como foi apelidado o novo hóspede, volte para seu planeta natal. Mas as coisas vão ficar mais complicadas quando agentes federais, que estão atrás do extraterrestre, cruzarem o caminho dos garotos.

10
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Aventura

Direção: Steven Spielberg

Roteiro: Melissa Mathison

Elenco: C. Thomas Howell, Dee Wallace, Drew Barrymore, Erika Eleniak, Henry Thomas, Pat Walsh e Debra Winger (vozes do E.T.), Peter Coyote, Robert MacNaughton

Produção: Kathleen Kennedy, Steven Spielberg

Fotografia: Allen Daviau

Trilha Sonora: John Williams

Duração: 115 min.

Ano: 1982

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Universal Pictures

Classificação: Livre

Informação complementar: Voz do E.T.: Debra Winger

EXTRAS

- Cenas Excluídas
- Steven Spielberg e E.T.
- Uma Retrospectiva
- A Evolução e Criação de E. T.
- O Elenco de E. T. reunido
- O 20° Aniversário da estreia
- Designs, Fotografias e Marketing
- Trailer do cinema
- Comercial na Special Olympics - Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
- Áudio: Inglês (7.1 DTS-HD Master Áudio), Português e Espanhol (5.1 DTS Surround)
- Legendas: Inglês (SDH), Português e Espanhol

IMAGENS

CRÍTICA

por Celso Sabadin

Lançado em 1982, E.T. - O Extraterrestre foi o primeiro filme da história do cinema a superar a casa dos 700 milhões de dólares de faturamento nas bilheterias de todo o mundo. Mais do que 60 vezes o seu custo! A aventura de Steven Spielberg permaneceu por 11 anos imbatível como o filme de maior faturamento da história, perdendo a posição apenas em 1993 para Jurassic Park, também de Spielberg.

O sucesso do filme foi tanto que a cena da bicicleta voando sobre a Lua se transformou na logomarca da Amblin (uma das empresas de Spielberg). E mais: no mundo inteiro a sigla E.T., inexistente até 1982, passou a ser sinônimo de alienígena.

Agora, 20 anos depois, a Universal lança nos cinemas uma versão comemorativa do grande sucesso. Não chega a ser exatamente um caça-níqueis, mas a verdade é que pouca coisa mudou em relação ao filme original: foram acrescentados cerca de 10 minutos de cenas que haviam ficado de fora da primeira edição e foi dado um “banho digital” às novas cópias. Isso significa som remasterizado e mais brilho e luminosidade em alguns efeitos especiais. Spielberg também teve o cuidado de – digitalmente – substituir uma arma de fogo por um walkie-talkie, numa cena de perseguição, tornando E.T. ainda mais politicamente correto.

A grande vantagem deste relançamento não está exatamente nas alterações das cópias novas, que são poucas. O mérito sim está na oportunidade de mostrar a toda uma nova geração – na tela grande - a magia e o encanto de um verdadeiro marco do cinema de aventura.

Os filhos não devem deixar de levar seus pais...

26 de março de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br

Prêmios e Indicações

1983

>> Oscar: Vencedor na categoria Melhor Edição de Som

>> Oscar: Vencedor na categoria Melhor Trilha-Sonora

>> Oscar: Vencedor na categoria Melhores Efeitos Sonoros

>> Oscar: Vencedor na categoria Melhores Efeitos Visuais


» Ganhou quatro Oscars: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
» Ganhou dois Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras três indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Revelação Masculina (Henry Thomas).
» Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora Composta para um Filme.

COMENTAR

comments powered by Disqus

CURIOSIDADES

Durante os testes, o protagonista Henry Thomas pensou no dia que seu cão morreu para expressar tristeza. Spielberg chorou e contratou o garoto na hora.
O rosto do ET foi modelado com base nos rostos do poeta Carl Sandburg, do cientista Albert Einstein e de um cachorro pug.
A maior parte do longa foi filmada na altura dos olhos de Elliot e do ET.
Parceiro R7