Críticas

Veja o que esperar das novidades nas telonas e estreias com os comentários da nossa equipe especializada.

E.T. - O EXTRATERRESTRE

(E.T. - The Extra-Terrestrial, 1982)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa
22/05/2009 11h03
por Celso Sabadin
Lançado em 1982, E.T. - O Extraterrestre foi o primeiro filme da história do cinema a superar a casa dos 700 milhões de dólares de faturamento nas bilheterias de todo o mundo. Mais do que 60 vezes o seu custo! A aventura de Steven Spielberg permaneceu por 11 anos imbatível como o filme de maior faturamento da história, perdendo a posição apenas em 1993 para Jurassic Park, também de Spielberg.

O sucesso do filme foi tanto que a cena da bicicleta voando sobre a Lua se transformou na logomarca da Amblin (uma das empresas de Spielberg). E mais: no mundo inteiro a sigla E.T., inexistente até 1982, passou a ser sinônimo de alienígena.

Agora, 20 anos depois, a Universal lança nos cinemas uma versão comemorativa do grande sucesso. Não chega a ser exatamente um caça-níqueis, mas a verdade é que pouca coisa mudou em relação ao filme original: foram acrescentados cerca de 10 minutos de cenas que haviam ficado de fora da primeira edição e foi dado um “banho digital” às novas cópias. Isso significa som remasterizado e mais brilho e luminosidade em alguns efeitos especiais. Spielberg também teve o cuidado de – digitalmente – substituir uma arma de fogo por um walkie-talkie, numa cena de perseguição, tornando E.T. ainda mais politicamente correto.

A grande vantagem deste relançamento não está exatamente nas alterações das cópias novas, que são poucas. O mérito sim está na oportunidade de mostrar a toda uma nova geração – na tela grande - a magia e o encanto de um verdadeiro marco do cinema de aventura.

Os filhos não devem deixar de levar seus pais...

26 de março de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br

FAVORITAR

crítica NÃO FAVORITADA

COMPARTILHE:

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7