Perfil

Liam Neeson

Liam Neeson

COMPARTILHE:

FILMOGRAFIA

Anterior
Próxima

IMAGENS

Biografia

 

Liam Neeson nasceu na Irlanda do Norte. Aos quinze anos, tornou-se pugilista amador. Numa de suas lutas teve o nariz quebrado. Mesmo assim, venceu o Irish Youth Champions. Pouco depois, após uma de suas lutas, sofreu um breve desmaio, o que o levou a abandonar o ringue.

Em 1976, ingressou no Belfast Lyric Players’s Theatre, fazendo sua estréia como ator profissional The Risen People, peça de Jame Plunkett. Dois anos depois, Neeson transferiu-se para o Dublin’s Abbey Theater, onde interpretou em peças clássicas. Seu trabalho numa delas atraiu a atenção do diretor John Boorman, que o convidou para fazer parte do elenco de Excalibur, filme sobre a lenda do Rei Arthur. Desde então, atuou em uma série de filmes e minisséries de televisão, sem grande repercussão, até que fez um personagem secundário mudo em Sob Suspeita (1987).

Sua primeira atuação como protagonista como protagonista foi em Darkman – Vingança Sem Rosto (1990), que foi fracasso de bilheteria. A este seguiram-se dois filmes pouco expressivos: Fé Demais Não Cheira Bem e Maridos e Esposas, ambos de 1992. Nesse mesmo ano, Neeson foi escolhido para interpretar Oskar Schindler, um industrial que salvou milhares de judeus da morte em campo de concentração, em A Lista de Schindler, filme de sucesso mundial, produzido e dirigido por Steven Spilberg, que lhe trouxe fama mundial e pelo qual ele foi indicado para o Academy Award e para o Globo de Ouro.

Em 1993, fez sua estréia na Broadway, com a peça Anna Christie, que co-estrelou com Natasha Richardson. Por esse papel, ele foi indicado para o Prêmio Tony, a maior premiação do teatro estadunidense. Em 1994, de volta ao cinema, trabalhou em Nell, filme dirigido por Michael Apted, com Jodie Foster no papel-título e Natasha Richardson. Nos dois anos seguintes, Neeson representou personagens que o levaram de volta às suas raízes irlandesas: Rob Roy - A Saga de uma Paixão (1995) e Michael Collins - O Preço da Liberdade (1996), filme baseado na vida do líder revolucionário irlandês.

Outros filmes estreados por Neeson: Fúria de Titãs, As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, O Desconhecido e Esquadrão Classe A.

Neeson casou-se com a atriz Natasha Richardson, em 1994, casamento que durou até a trágica morte da atriz em 18 de março de março de 1994, num acidente de esqui. O casal teve dois filhos: Michael, nascido em 1995, e Daniel, nascido em 1996.

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7