Ficha do Filme

O CAVALEIRO SOLITÁRIO

(The Lone Ranger, 2013)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa

DVD

BLU-RAY

Estreia

12/07/2013

Tonto (Johnny Depp), o espírito guerreiro nativo americano narra as histórias não contadas que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça. Reid é um homem-da-lei abandonado para morrer, após uma emboscada ao lado de cinco patrulheiros do Texas. Encontrado à beira da morte, Reid recebe os cuidados do índio Tonto enquanto alimenta sua sede de vingança. Reestabelecido, ele passa a usar a máscara do Cavaleiro Solitário e sai em busca dos assassinos de seus companheiros para aplicar a justiça nas terras sem lei do Texas.

6
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Aventura

Direção: Gore Verbinski

Roteiro: Eric Aronson, Justin Haythe, Ted Elliott, Terry Rossio

Elenco: Albert Fry Jr., Alex Knight, Allison Marie Volk, Andrew Hook, Angela Crystal Williams, Armie Hammer, Ashley M. Kalfas, Aura Trentin, Barry Pepper, Bob Rumnock, Bryant Prince, Carter DuBois, Chad Brummett, Christopher Hagen, Claudia Adams, Damon Herriman, David Dustin Kenyon, David Ruggles, DeRick Walker, Edward Khmara, Elgin Cahill, Gio Dangadze, Grover Coulson, Harry Treadaway, Helena Bonham Carter, Hope McCurdy, James Frain, James P. Bennett, Jason E. Hill, Joaquín Cosio, Joel Thingvall, John Keating, Johnny Depp, Laina Loucks, Landall Goolsby, Leon Rippy, Liam Ruggles, Mason Cook, Matt O'Leary, Matthew Page, Michael Neal Powell, Pablo Paz, Patrick Juarez, Robert Baker, Robin McGee, Ronnie Rodriguez, Ruth Wilson, Saginaw Grant, Scott Flick, Stephen Brodie, Steve Shaw, Tait Fletcher, Timothy V. Murphy, Tina Parker, Todd Bethke, Tom Wilkinson, Tonya Kay, Travis Hammer, Turner Ross, W. Earl Brown, Walter Anaruk, Will Koberg, William Fichtner

Produção: Gore Verbinski, Jerry Bruckheimer

Fotografia: Bojan Bazelli

Montador: Craig Wood, James Haygood

Trilha Sonora: Jack White

Duração: 149 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 12/07/2013 (Brasil)

Distribuidora: Disney

Estúdio: Jerry Bruckheimer Films / Silver Bullet Productions

Classificação: 14 anos

Informação complementar: Personagem que fez fama no rádio, cinema e TV, o Cavaleiro Solitário ficou conhecido por aqui como Zorro pela semelhança entre os personagens. Estreou no rádio em 1933 e ganhou fama mundial entre 1949 e 1954 com a série de TV estrelada por Clayton Moore. No cinema, foi interpretado por Jonh Hart em 1952 e 1954 e pelo próprio Moore em 56 e 58.

EXTRAS

» Venda

- Sem extras

- Formato de tela: 16:9 widescreen

- Áudio: Inglês, Português e Espanhol

- Legendas: Inglês, Português, Espanhol, Cantonês e Mandarim

» Venda

- Sem extras

- Formato de tela: 16:9 widescreen

- Áudio: Inglês e Português

- Legendas: Inglês, Português e Espanhol

IMAGENS

CRÍTICA

por Roberto Guerra

Personagem que fez fama no rádio, cinema e TV, o Cavaleiro Solitário ficou conhecido por aqui como Zorro pela semelhança entre os personagens. Estreou no rádio em 1933 e ganhou fama mundial entre 1949 e 1954 com a série de TV estrelada por Clayton Moore. No cinema, foi interpretado por Jonh Hart em 1952 e 1954 e pelo próprio Moore em 56 e 58. É resgatado agora nesta superprodução dirigida por Gore Verbinski com Johnny Depp no papel de Tonto, companheiro do justiceiro.

A Disney apostou alto no filme. Foram US$ 250 milhões de orçamento confiando em repetir o êxito da lucrativa parceria entre Verbinski e Depp, responsável pelo sucesso da milionária franquia Piratas do Caribe. Os muitos dólares investidos saltam aos olhos em cenas de ação muito bem dirigidas e empolgantes, reconstituição de época impecável e excelente trabalho de edição de som, que deve inclusive render uma indicação ao Oscar da categoria – por isso, veja o filme numa sala com boa qualidade sonora.

Depp não faz feio, é eficiente como sempre, apesar de não trazer nenhuma novidade com seu Tonto. Parece trabalhar no piloto-automático: não compromete, tampouco surpreende. Armie Hammer está muito bem no papel do herói John Reid, promotor que se vê forçado a abdicar de sua ética ilibada para vingar o irmão morto pelo violento Butch Cavendish (William Fichtner). O entrosamento entre Depp e Hammer funciona na tela e o arco dramático da amizade entre os personagens é bem desenvolvido e responsável pelo tom bem-humorado do filme.

O problema de O Cavaleiro Solitário está em sua irregularidade. Desnecessariamente longo (tem 149 minutos) o filme se arrasta por um bom tempo em tem-se a nítida sensação de que se cortássemos 20 minutos de fita isso não faria a menor diferença para a trama. Aliás, faria sim: a deixaria mais dinâmica e redonda, algo essencial num blockbuster.

O longa diverte com as muitas referências que traz a clássicos do western como Era Uma Vez no Oeste e Três Homens em Conflito, além da divertida homenagem à série de TV que faz em sua sequência final - inclusive utilizando a mesma música-tema da série televisiva. O problema é que isso entretém o público mais velho, passando despercebido aos jovens, principal fonte de receita para esse tipo de superprodução.

Muito em função destes aspectos, O Cavaleiro Solitário estreou mal nos Estados Unidos. Arrecadou US$ 30 milhões em três dias de exibição e prenuncia um retumbante fracasso de bilheteria caso não tenha comportamento diferente nos mercados internacionais, o que é pouco provável.

Prêmios e Indicações

2014

>> Oscar: Indicado na categoria Melhor Maquiagem/Caracterização (Joel Harlow, Gloria Pasqua-Casny)

>> Oscar: Indicado na categoria Melhores Efeitos Visuais (Edson Williams, Gary Brozenich, John Frazier, Tim Alexander)

COMENTAR

comments powered by Disqus

CURIOSIDADES

Os efeitos especiais do filme foram feitos pela empresa de George Lucas, a Industrial Light & Magic
Parceiro R7