Ficha do Filme

TÃO LONGE, TÃO PERTO

(In weiter Ferne, so nah! / Faraway, So Close!, 1993)

Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa
Este filme é a seqüência de "Asas do Desejo" (1987) - o mesmo que, em 1998, recebeu a versão hollywoodiana "Cidade dos Anjos". Mais uma vez, trata de um grupo de anjos que observam distantes o dia-a-dia dos cidadãos da capital alemã - agora recém unificada.
Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel (Otto Sander) impulsivamente quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para a socorrer - o que o transforma em carne e osso. Damiel (Bruno Ganz), o companheiro de Cassiel que optou pela vida terrena no primeiro filme, trabalha agora numa pizzaria e vive com sua esposa, a trapezista Marion (Solveig Dommartin).
Peter Falk, que representou si próprio em "Asas do Desejo", volta aparecer, e o roqueiro Lou Reed (responsável pela trilha sonora) e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev também marcam presença no filme como eles mesmos.
A fotografia é impecável (marca registrada dos filmes de Wenders), mesclando a cor com o preto e branco - assim como em "Asas do Desejo", em que as cenas do anjo não são coloridas, pois, segundo o diretor, "o preto e branco revela a essência da pessoa".
Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1993. No ano seguinte, U2 foi indicado para a Melhor Canção Original no Globo de Ouro.
8
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama

Direção: Wim Wenders

Roteiro: Richard Reitinger, Ulrich Zieger, Wim Wenders

Elenco: Bruno Ganz, Heinz Rühmann, Horst Buchholz, Lou Reed, Mikhail Gorbachev, Nastassja Kinski, Otto Sander, Peter Falk, Roberto Benigni, Solveig Dommartin, Willem Dafoe

Produção: Ulrich Felsberg, Wim Wenders

Fotografia: Jürgen Jürges

Trilha Sonora: Laurent Petitgand, Lou Reed

Duração: 148 min.

Ano: 1993

País: Alemanha

Cor: Colorido

IMAGENS

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7