Ficha do Filme

UMA AVENTURA LEGO

(The Lego Movie, 2014)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa

DVD

BLU-RAY

Estreia

07/02/2014

Emmet (Chris Pratt) é uma figura LEGO perfeitamente comum e seguidora das regras, que é erroneamente identificado como uma pessoa extraordinária, essencial para salvar o mundo. Ele é recrutado por uma irmandade de estranhos para uma jornada épica com a finalidade de impedir um tirano, uma viagem para a qual Emmet está irremediável e hilariamente despreparado. Como companheiros dessa aventura, ele terá Vitruvius (Morgan Freeman), um velho místico, e a durona Lucy (Elizabeth Banks), que convoca o misterioso Batman (Will Arnett), com quem compartilha uma história do passado.

10
Nota do Público

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Animação

Direção: Christopher Miller, Phil Lord

Roteiro: Christopher Miller, Dan Hageman, Kevin Hageman, Phil Lord

Produção: Dan Lin, Roy Lee, Stephen Gilchrist

Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh

Duração: 104 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 07/02/2014 (Brasil)

Distribuidora: Warner Bros

Estúdio: Animal Logic / LEGO / Lin Pictures / Warner Bros. Pictures

Classificação: Livre

Informação complementar: Vozes de Will Ferrell, Liam Neeson, Nick Offerman, Alison Brie, Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Morgan Freeman

EXTRAS

» Locação

» Venda

» Locação

» Venda

IMAGENS

CRÍTICA

por Daniel Reininger

Há muito tempo Lego deixou de ser referência apenas para peças de montar. Ganhou vida nos videogames e séries animadas para TV e agora finalmente chega às telonas. O filme poderia facilmente ser um comercial de 90 minutos, entretanto, os diretores Phil Lord e Christopher Miller deixam esse aspecto em segundo plano e dão vida a uma divertida e inspirada animação.

Uma Aventura Lego mostra que os cineastas entendem como os fãs brincam ao reproduzir o movimento dos personagens e blocos de maneira criativa. Manter a estética dos brinquedos é importante para manter o clima e garante risadas por si só, como quando o protagonista resolve fazer polichinelo com movimentos limitados.

A impressão do uso da técnica stop-motion é persistente, afinal diversos curtas-metragens criados por fãs foram feitos dessa maneira no passado. Só que para Uma Aventura Lego seriam necessárias 15 milhões de peças, segundo o estúdio. Sem falar na praticidade, o ótimo CG ainda permite cenas de ação grandiosas e cenários gigantescos, como metrópoles sendo reconstruídas ou oceanos em chamas.

A trama, inspirada em Matrix, mostra um mundo controlado, cuja realidade é mantida distante dos olhos das "pessoas" comuns. Nesse contexto, Emmet é o mais genérico dos cidadãos, sempre seguindo as regras e com a mente vazia. É exatamente essa a intenção do vilão Senhor Negócios (Will Ferrell) - falta de imaginação e cumprimento rigoroso das regras a fim de garantir total dominação sobre os mundos Lego. Quem já brincou com as peças, sabe que é a criatividade que transforma a brincadeira em algo divertido e sem isso sobra apenas um universo sem graça.

Tirando sarro de filmes famosos da cultura pop, o longa apresenta, obviamente, uma profecia capaz de mudar as coisas. O mago Vitruvius afirma que alguém especial vai liberar o universo dessa "chatice". A garota gótica chamada de Megaestilo, homenagem à Trinity da trilogia Matrix, encontra o escolhido ou pelo menos isso é o que ela pensa. Na verdade, ela confunde Emmet com um mestre construtor, seres especiais capazes de criar qualquer coisa, e o leva para uma aventura muito além de suas capacidades, acompanhado por Batman e o pirata Barba de Ferro.

Apesar das referências e participações especiais, como Mulher Maravilha e Gandalf, a produção encanta principalmente pelas reviravoltas inspiradas e tiradinhas inteligentes. Como consequência, arranca risadas do começo ao fim, sem perder o ritmo frenético necessário para manter os espectadores mais jovens ligados o tempo todo. A animada trilha sonora, liderada pela canção tema Tudo é incrível, ajuda a manter as coisas leves e em movimento.

Uma Aventura Lego surpreende e funciona para todas as idades. Apesar de não soar como um comercial, o longa é criativo a ponto de deixar os espectadores com vontade de comprar um kit na loja de brinquedos mais próxima e fazer seu próprio curta-metragem. A mistura de fofura e ação atinge o ápice no ótimo final, que ainda deixa espaço para uma sequência - já confirmada. Boa notícia, afinal, pelo menos nesse filme "Tudo é incrível"!

COMENTAR

comments powered by Disqus
Parceiro R7