17 ANOS

17 ANOS

(Guonian Huijia)

1999 , 90 MIN.

16 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Yung Zhang

    Equipe técnica

    Roteiro: Hua Yu, Ning Daí, Zhu Wen

    Produção: Zhang Yuan

    Fotografia: Xigui Zhang

    Estúdio: Keetman Limited Beijing

    Elenco

    Li Bingbing, Li Yeding, Li Yun, Liang Song, Liu Lin

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Mais um filme chinês chega aos cinemas do Brasil. Desta vez, porém, esqueça todo o romantismo de produções como Nenhum a Menos ou O Caminho Para Casa. 17 Anos é uma forte tragédia familiar, pintada com cores vibrantes.

    Prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza de 1999, 17 Anos mostra a triste história de uma família modesta, na China dos dias atuais. É lá que duas irmãs - Tao Lan e Yu Xiaoqin - convivem entre brigas e discussões acaloradas. Uma não poderia ser mais diferente da outra. Em comum, elas apenas têm um pequeno quarto e o desejo de sair de casa.

    Certo dia, Yu Xiaoqin rouba dinheiro de seu pai e coloca a culpa em Tao Lan. Irritada com a trapaça, Tao Lan chama a irmã para conversar longe de casa, mas perde o controle e acerta a cabeça de Yu Xiaoqin com um pedaço de bambu. A tragédia é inevitável. Uma irmã morre e outra vai para a prisão. Dezessete anos depois, as conseqüências deste terrível ato ainda são sentidas por todos da família.

    Não confunda: o filme tem direção de Zhang Yuan, nome muito parecido com o do consagrado Zhang Ymou. A produção foi rateada entre China e Itália.

    4 de agosto de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus