2000 NORDESTES

2000 NORDESTES

(2000 Nordestes)

2000 , 70 MIN.

anos

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • David França Mendes, Vicente Amorim

    Equipe técnica

    Roteiro: David França Mendes

    Produção: Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto

    Fotografia: Rodrigo Monte

    Trilha Sonora: David Villefort, Leleo

    Estúdio: Luiz Carlos Barreto Produções Cinematográficas

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Como vive este “distante” e “estranho” país chamado Nordeste brasileiro? O que pensam estes nossos irmãos que estão ao mesmo tempo tão perto e tão longe da realidade do sul-sudeste? Quais são os sonhos e as frustrações do nordestino, nesta virada de século? É isso que o documentário 2000 Nordestes tenta levantar em seus 70 minutos de projeção.

    Do Ceará à Bahia, do Rio Grande do Norte a Pernambuco, o filme faz um levantamento do imaginário nordestino contemporâneo: uma mistura das mais ricas ou arcaicas tradições regionais com influências da mais moderna cultura de massa da era da globalização.

    As imagens e os depoimentos são editados em contraste com cenas de clássicos do cinema brasileiro com temática nordestina, permitindo uma abordagem lúcida, crítica e até bem-humorada da realidade da região nos dias de hoje. 2000 Nordestes traz um pouco de tudo: do tropicalismo ao maracatu, do movimento manguebit às favelas alagadas do Recife. São fenômenos artísticos, frutos de uma cultura rica em contrastes e sofrimentos.

    A direção do filme é assinada a quatro mãos, por Vicente Amorim e David França Mendes, com produção de Lucy e Luiz Carlos Barreto. David França Mendes é roteirista e diretor de cinema e TV há dez anos, é também produtor de conteúdo para Internet. Vicente Amorim tem 16 anos de experiência em diversas áreas do cinema, televisão e publicidade, incluindo clipes.

    A lamentar apenas a falta de profissionalismo da RioFilme, que lança na capital paulista um documentário dos mais interessantes sem nenhum tipo de divulgação junto à imprensa.

    Coisas do Brasil.

    20 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus