7 Caixas

7 CAIXAS

(7 Cajas)

2012 , 105 MIN.

14 anos

Gênero: Suspense

Estréia: 24/04/2014

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori

    Equipe técnica

    Roteiro: Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori, Tito Chamorro

    Produção: Maneglia Schémbori Realizadores

    Fotografia: Richard Careaga

    Trilha Sonora: Fran Villalba

    Estúdio: Maneglia - Schémbori Realizadores

    Montador: Juan Carlos Maneglia, Juan Sebastián Zelada

    Distribuidora: Tucumán Filmes

    Elenco

    Alicia Guerra, Arturo Arellano, Atil Closs, Beto Ayala, Celso Franco, Ever Enciso, Fernando Fleitas, Jin Hyuk Johnny Kim, Junior Rodriguez, Katia García, Lali Gonzalez, Liliana Alvarez, Liz Mendez, Lorena Vera, Luis Gutiérrez, Manu Portillo, Mario Toñanez, Nelly Davalos, Nico García, Paletita, Pedro Armoa, Roberto Cardozo, Stephen Jang, Víctor Sosa

  • Crítica

    22/04/2014 12h47

    Vale muito a ida ao cinema para conferir esta que é a maior bilheteria da história das salas paraguaias, superando inclusive grandes produções americanas. Dirigido por Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, 7 Caixas é um filme urbano, movimentado, que conta com um dinâmico (mais não excessivo) trabalho de câmera e que fisga fácil o espectador com sua bem azeitada mescla de gêneros.

    Drama, ação, suspense e comédia, tudo está muito bem-amarrado pelo roteiro oportuno que ambienta sua trama num grande e movimentado mercado a céu aberto - espécie de 25 de Março em São Paulo, ou Saara do Rio de Janeiro - localizado em Assunção. Circulando em meio às barracas conhecemos o jovem Víctor (Celso Franco), um carregador de 17 anos que sonha em aparecer na TV.

    Como ser um astro da televisão parece um sonho remoto para um menino pobre como ele, comprar um celular que filma vira uma alternativa razoável para se ver na tela, nem que seja a do aparelho. A chance de comprá-lo surge quando recebe uma proposta de trabalho suspeita: transportar sete caixas lacradas de madeira, cujo conteúdo desconhece, até um lugar que só vai descobrir durante o trajeto. Em troca do serviço, recebe meia nota de US$ 100. Se cumprir a missão, ganha a outra metade.

    Daqui em diante a trama se enverada pelo suspense, que envolve o carregamento misterioso, e ação, proveniente de uma perseguição frenética pelos corredores do mercado. Com a ajuda de sua amiga Liz (Lali Gonzalez), Víctor se empenha em proteger as caixas e garantir seus US$ 100, mas aos poucos vai descobrindo que a tarefa não vai ser nada fácil – há outros interessados no carregamento.

    Um grupo de entregadores do Mercado está empenhado em pegar suas caixas por acreditar que dentro delas estaria uma imensa quantidade de dólares. Fugindo de seus perseguidores, o jovem se mete em várias enrascadas que só fazem sua situação complicar-se ainda mais. Toda essa movimentação é muito bem conduzida pelos diretores, que dão dinamismo às sequências com câmera ágil e enquadramentos inusitados.

    Esta é uma história ambientada no Paraguai, mas que poderia facilmente ser contada numa grande cidade brasileira. Víctor é um menino pobre atrás da sobrevivência diária enquanto sonha com dias melhores. Como muitos, tanto lá quanto aqui, vive próximo da fronteira com o crime e, muitas vezes, cruza a linha por pura inocência ou por estar na hora e lugar errados.

    De tomadas nervosas e estética febril, 7 Caixas não se perde em situações banais e segue numa lógica coerente, apesar da enorme quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo: crimes, perseguições, subornos, brigas, romance e até mesmo um parto. O caos urbano é refletido na dinâmica agitada e o filme consegue captar muito bem a desarrumação perturbadora da vida numa grande capital do Terceiro Mundo.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus