A COMUNIDADE

A COMUNIDADE

(La Comunidad)

2000 , 110 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Álex de la Iglesia

    Equipe técnica

    Roteiro: Álex de la Iglesia, Jorge Guerricaechevarría

    Produção: Andrés Vicente Gómez

    Fotografia: Kiko de la Rica

    Trilha Sonora: Roque Baños

    Elenco

    Carmen Maura, Eduardo Antuña, Emilio Gutiérrez Caba, Enrique Villén, Gorka Aguinagalde, Jesús Bonilla, Paca Gabaldón, Roberto Perdomo, Sancho Gracia, Terele Pávez

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Os fãs do bom cinema espanhol não têm do que reclamar. Após a estréia no Brasil do ótimo Lúcia e o Sexo, chega agora aos nossos cinemas o enigmático A Comunidade, dirigido por Alex De La Iglesia, o mesmo de Acción Mutante, El Día de la Bestia, Perdita Durango e Muertos de Risa. Enigmático porque se trata de um filme difícil de classificar dentro dos padrões tradicionais. Ele mistura elementos de terror, comédia, crítica social, suspense, enfim, a típica diversidade do cinema feito na Espanha.

    Tudo começa quando a corretora de imóveis Julia (Carmem Maura, de vários filmes de Almodóvar) encontra a fortuna de 300 milhões de pesetas escondida no apartamento de um homem morto. Uma comunidade de velhinhos, todos de alguma forma ligados ao falecido, sente-se no direito de reclamar o dinheiro que Julia, por sua vez, não quer deixar escapar de forma alguma. Estão abertos os caminhos para o diretor De La Iglesia destilar fortes doses de humor negro, nem sempre digeríveis para os estômagos adeptos de um cinema mais comportado.

    A Comunidade ainda joga com elementos de histórias em quadrinhos, cultura Pop e cinema noir dos anos 40, fazendo uma verdadeira salada (ou paella?) mista, indicada apenas para paladares abertos a experimentalismos. Para quem gosta - eu me incluo - é um prato cheio.

    22 de agosto de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus