A ESTRANHA FAMÍLIA DE IGBY

A ESTRANHA FAMÍLIA DE IGBY

(Igby Goes Down)

2002 , 97 MIN.

18 anos

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Burr Steers

    Equipe técnica

    Roteiro: Burr Steers

    Produção: Lisa Tornell, Marco Weber

    Fotografia: Wedigo von Schultzendorff

    Trilha Sonora: Uwe Fahrenkrog Petersen

    Elenco

    Amanda Peet, Bill Pullman, Claire Danes, Jared Harris, Jeff Goldblum, Kieran Culkin, Rory Culkin, Ryan Phillippe, Susan Sarandon

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Talento para escrever bem é hereditário? A julgar por A Estranha Família de Igby, não. O roteirista e diretor do filme, Burr Steers, é sobrinho do notável escritor, roteirista e intelectual Gore Vidal, mas o DNA do talento aqui parece ter se perdido em alguma outra estrutura helicoidal. Steers também foi o responsável pelo fraquíssimo roteiro de Como Perder um Homem em 10 Dias.

    Agora ele conta a história de Igby (Kieran Culkin, irmão de Macaulay, numa excelente atuação que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro) um adolescente em crise. Como se todo adolescente não estivesse numa. Sua mãe dominadora (Susan Sarandon, também indicada ao Globo de Ouro) está à beira da morte, as lembranças de seu pai (Bill Pullmann) o atormentam, e o seu irmão mais velho (Ryan Phillippe) não é exatamente o que se possa chamar de amigo. Sem saber o que fazer, Igby opta por não fazer nada. E quanto menos ele faz, maior o número de confusões em que se mete.

    O clima é típico de filme independente norte-americano: locações em Nova York, personagens supostamente sofisticados e modernos, diálogos cuidadosamente pensados para serem casualmente inteligentes. Mas falta conteúdo, profundidade. Há algumas boas idéias perdidas pelo roteiro, mas basicamente A Estranha Família de Igby é um filme que não decola, perdido no meio de várias alternâncias entre drama e comédia. Não consegue ser nem uma boa comédia dramática, nem um bom drama cômico. Chama a atenção, porém, como Steers conseguiu arregimentar tantos atores de prestígio. Além dos já citados, o filme ainda tem Jeff Goldblum, Claire Danes e Amanda Peet. Mas no geral fica devendo.

    Curiosidade: o ator mirim que interpreta Igby aos 10 anos é Rory Culkin, irmão na vida real de Kieran.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus