A GUITARRA

A GUITARRA

(The Guitar)

2008 , 93 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Amy Redford

    Equipe técnica

    Roteiro: Amos Poe

    Produção: Amy Redford, Brad Zions, Heyward Collins, Michael Roban, Philippe Robboah

    Fotografia: Bobby Bukowski

    Elenco

    Isaach De Bankolé, Paz de la Huerta, Saffron Burrows

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Filmado na mítica cidade de Nova York em 21 dias, A Guitarra é um drama cheio de esperanças sobre uma mulher que, quando descobre que está com uma doença terminal e pode morrer em, no máximo, dois meses, resolve viver: compra tudo que sempre quis (no cartão de crédito mesmo, já que não estará viva para pagar a fatura), faz sexo sem qualquer compromisso, resolve viver o momento, enfim. E, claro, a mais importante resolução de todas: comprar uma guitarra vermelha e aprender a tocá-la, resposta a um antigo e esquecido sonho infantil. Por isso o título do filme.

    Trata-se da estréia de Amy Redford na direção de um longa-metragem. Sim, ela é filha de um Redford mais famoso, Robert. Por isso, sua estréia na direção é aguardada com ansiedade. E, de fato, ela consegue transformar um tema que pode render grandes e piegas melodramas num filme digno pela abordagem cheia de esperanças. Filmado em digital (e exibido na Mostra num a cópia em DVD muito ruim, pelo menos na projeção que vi), A Guitarra é um drama bastante feminino.

    No entanto, a abordagem do roteiro (de Amos Poe) é repleta de clichês e fetiches baratos. Desta forma, A Guitarra parece permanecer sempre numa dicotomia: a direção digna, aliada à boa atuação da belíssima Saffron Burrows (Efeito Dominó), acaba sendo eclipsada pelo roteiro irregular.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus