A HISTÓRIA DE ADELE H.

A HISTÓRIA DE ADELE H.

(L'Histoire D'Adèle H)

1975 , 97 MIN.

14 anos

Gênero: Romance

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • François Truffaut

    Equipe técnica

    Roteiro: François Truffaut, Jean Gruault, Suzanne Schiffman

    Produção: Les Films du Carrosse

    Fotografia: Néstor Almendros

    Trilha Sonora: Maurice Jaubert

    Elenco

    Bruce Robinson, Isabelle Adjani, Sylvia Marriot

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    1863. A jovem e bela Lewly (Isabelle Adjani) viaja da França até o Canadá à procura do Tenente Pinson (Bruce Robinson), por quem está perdidamente apaixonada. Porém, Pinson não corresponde ao amor da moça, e faz de tudo para deixá-la sem esperanças. Lewly não desanima e, completamente obsessiva, está disposta a tudo para não abrir mão deste amor, nem que para isso ela tenha de viajar metade do planeta. O que quase ninguém sabe, contudo, é que na realidade "Lewly" é o pseudônimo de Adele Hugo, a segunda filha do grande poeta francês Victor Hugo.

    Dirigido por François Truffaut, A História de Adele H. tem roteiro de Jean Gruault (o mesmo roteirista de Jules et Jim), que estruturou o filme a partir dos diários da verdadeira Adele Hugo. Na época do seu lançamento - 1975 - o filme obteve uma grande repercussão internacional, recebendo inclusive vários prêmios importantes nos Estados Unidos. No auge de seus 20 anos, Isabelle Adjani chegou até a ser indicada para o Oscar de atriz, mas perdeu a estatueta para Louise Fletcher, de Um Estranho no Ninho.

    É inegável, contudo, que nos dias de hoje A História de Adele H. perdeu bastante de sua força. Não apenas pelo estilo muitas vezes arrastado e teatral de Truffaut, como também pelo tema do amor obsessivo e destrutivo, que acabou ganhando várias releituras nas últimas décadas. De qualquer maneira, é um clássico a ser conferido (ou revisto) na tela grande do cinema.


    22 de novembro de 2000
    ------------------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus