A MULHER E O ATIRADOR DE FACAS

A MULHER E O ATIRADOR DE FACAS

(La Fille Sur Le Pont)

1999 , 90 MIN.

14 anos

Gênero: Romance

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Patrice Leconte

    Equipe técnica

    Roteiro: Serge Frydman

    Produção: Christian Fechner

    Fotografia: Jean-Marie Dreujou

    Elenco

    Catherine Lascault, Daniel Auteuil, Demetre Georgalas, Frédéric Pfluger, Isabelle Petit-Jacques, Vanessa Paradis

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Do alto de uma ponte, um atirador de facas, cronicamente depressivo, tenta convencer uma bela ninfomaníaca que o suicídio não é exatamente a melhor opção para fugir de problemas. Eles discutem, argumentam, e trocam idéias sobre a vida e a morte num diálogo deliciosamente sarcástico que - acredite se quiser - pode desaguar num apaixonado romance.
    Este é apenas o início de A Mulher e o Atirador de Facas (estranha tradução de La Fille Sur Le Pont, que seria a garota sobre a ponte), filme mais recente de Patrice Leconte, o mesmo diretor de Caindo no Ridículo.

    Para o bem e para o mal, trata-se de um filme extremamente francês. Rodado em preto e branco e recheado de considerações filosóficas, ele referencia abertamente a época da Nouvelle Vague. Ao mesmo tempo em que destila com saborosa ironia o conhecido mau humor dos neuróticos gauleses.
    "O que você está esperando? Que a água suba?". Isso é coisa que se diga para um suicida prestes a se atirar de uma ponte? No filme de Leconte, é.

    Mau humor, medo, desespero e insegurança são apenas barreiras erguidas pelos dois personagens centrais. Gabor (Daniel Auteuil, ganhador do César de melhor ator por este filme) e Adèle (Vanessa Paradis) querem apenas se apaixonar. Mas desconhecem os caminhos do amor. Ela se entrega a todo e qualquer homem que vê na rua "para conhecê-los", diz. E ele dispara farpas (figurativamente) e facas (literalmente) contra as mulheres pelas quais pode se apaixonar. Um casal, no mínimo, estranho, em busca daquilo que os casais mais convencionais também procuram: o amor. Pura e simplesmente.

    Indicado para oito prêmios César e para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, A Mulher e o Atirador de Facas é especialmente indicado pra quem prefere uma opção diferente e inteligente fora do cinemão comercial. Só não confunda com A Mulher do Atirador de Facas, premiado curta-metragem estrelado por Carla Camuratti e Ney Latorraca.

    27 de setembro de 2000
    -------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus