A NOITE AMERICANA

A NOITE AMERICANA

(La Nuit Américaine)

1973 , 115 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • François Truffaut

    Equipe técnica

    Roteiro: François Truffaut, Jean-Louis Richard, Suzanne Schiffman

    Produção: Marcel Berbert

    Fotografia: Pierre-William Glenn

    Trilha Sonora: Georges Delerue

    Elenco

    Alexandra Stewart, François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Aumont, Jean-Pierre Léaud, Valentina Cortese

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Quase que ao mesmo tempo em que é lançado em DVD, um dos melhores filmes de François Truffaut também é relançado na tela grande do cinema: A Noite Americana, co-produção ítalo-francesa que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1974. Por mais que seja clichê dizer, vale a pena repetir: A Noite Americana é uma das melhores declarações de amor ao cinema já feitas pelo próprio cinema.

    O filme narra os bastidores da produção de um outro filme, o fictício Je Vous Presente Pamela, que também estaria sendo dirigido por Truffaut. Meta-linguagem pouca é bobagem. Sem nenhum tipo de glamourização hollywoodiana e de uma maneira até bastante crua, todos os problemas normais de uma produção cinematográfica são desvendadas aos olhos do grande público, que muitas vezes sequer imagina o trabalho que dá colocar um filme na tela. As filmagens transcorrem de uma maneira deliciosamente errada, com direito a chiliques dos astros, mudanças de última hora, e até de um gato que se "recusa" a ser dirigido. Tudo para mostrar - e conseqüentemente valorizar - a inebriante loucura dos bastidores de um filme. Não deixe de ver. Ou rever.

    21 de maio de 2003
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus