A VIDA EM CANA

A VIDA EM CANA

(A Vida em Cana)

2002 ,

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jorge W. Atalla

    Equipe técnica

    Roteiro: Ana Maria Escalada, Jorge Wolney Atalla

    Produção: Jorge Wolney Atalla

    Fotografia: Jorge Wolney Atalla

    Trilha Sonora: Joilson Borges, Leonardo Garcia Matsumoto, Toninho Cruz

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Cada vez mais documentários brasileiros de longa-metragem são lançados no nosso circuito comercial. O que era impensável há poucos anos acabou se tornando uma tendência do cinema brasileiro. Depois de Janela da Alma, Edifício Master, Onde a Terra Acaba, Ônibus 174 e outros, chega a vez de A Vida em Cana estrear na tela grande.

    O filme retrata a dura realidade dos cortadores de cana no Brasil, sobreviventes à margem do desenvolvimento e que hoje já são mais de 800 mil em todo o País. Ex-aluno da New York Film Academy, o cineasta paulistano Jorge Wolney passou o último semestre de 1999 em lavouras de cana de açúcar, captando imagens para este seu longa de estréia, tendo finalizado o trabalho em 2001. Enquanto não conseguia espaço no circuito comercial, Wolney exibiu o filme em mostras e festivais, e neste "circuito paralelo" acabou conquistando nada menos que 14 prêmios nacionais e internacionais.

    Esteticamente, A Vida em Cana é um filme convencional, realizado de maneira tradicional. Porém, seu conteúdo tem emoção suficiente para prender a atenção da platéia. A simplicidade rústica dos cortadores de cana contrastada com a complexidade da situação financeiramente insolúvel em que eles se encontram tornam o filme uma experiência social das mais ricas. E merece ser conferida por quem tem algum interesse em conhecer melhor este quebra-cabeça chamado Brasil. Mesmo porque abordar os cortadores de cana foi apenas uma das várias opções que o cineasta teve.

    O quadro de desolação e miséria não seria muito diferente se enfocasse qualquer outro tipo de trabalhador não qualificado deste País.

    11 de dezembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus