ACROSS THE UNIVERSE

ACROSS THE UNIVERSE

(Across the universe)

2007 , 133 MIN.

10 anos

Gênero: Musical

Estréia: 07/12/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Julie Taymor

    Equipe técnica

    Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais, Julie Taymor

    Produção: Jennifer Todd, Matthew Gross, Suzanne Todd

    Fotografia: Bruno Delbonnel

    Trilha Sonora: Elliot Goldenthal

    Estúdio: Revolution Studios

    Elenco

    Dana Fuchs, Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Lisa Hogg, Martin Luther, Spencer Liff, T.V. Carpio

  • Crítica

    07/12/2007 00h00

    "Beatlemaníacos" - como são conhecidos os fãs da banda de rock-and-roll The Beatles - são os que mais devem ser seduzidos por Across The Universe. Afinal, o musical transforma as músicas e passagens na carreira da banda inglesa numa história envolvendo amor e os conflitos políticos que levaram os EUA à efervescência nos anos 60.

    Lucy (Evan Rachel Wood) - personagem que empresta o nome da música Lucy In The Sky With Diamonds) - é uma jovem norte-americana nascida numa família de classe média. Por meio do irmão Max (Joe Anderson, de O Segredo de Beethoven), conhece o inglês Jude (Jim Sturgess), que viaja aos EUA a fim de procurar seu pai. Juntos, passam por uma série de situações envolvendo não somente o romance que se desenvolve entre os dois, mas também relacionadas à situação sócio-política norte-americana, em plena ebulição durante os anos 60, quando o filme se passa.

    Across The Universe mostra o romance entre os dois personagens, permeado pelo desfile de personagens nomeados de acordo com canções dos Beatles, além de situações pelos quais os membros da banda realmente passaram, como quando os músicos foram impedidos pela polícia de tocarem no topo de um prédio em Nova York, em 1970. O filme é bem no estilo de musicais dos anos 70, aqueles nos quais os personagens começam a cantar e dançar de repente. Em muitos momentos, lembra Hair, de 1979. Isso faz com que o longa apresente uma inocência fora da época atual. Mas a idéia é seduzir principalmente aos fãs do Beatles e isso Across The Universe faz com louvor.

    O roteiro, assinado pela diretora Julie Taymor (Frida), Dick Clement e Ian La Frenais, desenvolve uma história inteligente tendo como base todo o universo artístico e pessoal da banda, apesar de forçar alguns personagens e situações para que exista a referência. Mesmo assim, Across The Universe soa como uma belíssima homenagem a uma das mais importantes bandas de rock-and-roll de todos os tempos.

    Uma curiosidade: cerca de 90% das partes nas quais os personagens cantam foram feitas pelos atores mesmos no set.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus