ALFIE - O SEDUTOR

ALFIE - O SEDUTOR

(Alfie)

2004 , 100 MIN.

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Charles Shyer

    Equipe técnica

    Roteiro: Charles Shyer, Elaine Pope

    Produção: Charles Shyer, Elaine Pope

    Fotografia: Ashley Rowe

    Trilha Sonora: David A. Stewart, John Powell, Mick Jagger

    Estúdio: Paramount Pictures

    Elenco

    Anastasia Griffith, Edward Hogg, Graydon Carter, Jane Krakowski, Jude Law, Julienne Davis, Marisa Tomei, Nia Long, Omar Epps, Sienna Miller

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Desde jovem, quando eu lia revistas para garotas que sempre falavam de garotos, sabia que os adolescentes-meninos demoravam mais para atingir a maturidade do que as adolescentes-meninas. Com o tempo, também aprendi que há alguns tipos de homens imaturos, como os que fogem de mulheres com medo do compromisso e também os que vêem na quantidade de mulheres com as quais se relacionam uma forma de escapar do compromisso estável. Ambos têm alergia a uma palavra: casamento. Ou namoro, quando se trata dos que ainda não chegaram nos 30. O protagonista de Alfie - O Sedutor já passou da idade de pensar somente em namoros, mas continua pulando de cama em cama como uma forma de conservar o que lhe escapa pelos dedos: a juventude.

    O filme é refilmagem de longa homônimo protagonizado por Michael Caine, em 1966. Nesta versão atualizada, o sedutor do título é vivido por Jude Law. Ele é um inglês que resolve se estabelecer em Nova York. Quando dirige sua modesta moto pelas ruas de Manhattan, faz com que as mais belas garotas virem o pescoço. Seu sotaque inglês é mais um de seus inúmeros charmes, que incluem joguinhos amorosos, roupas elegantes e um olhar arrebatador. Que garota não cairia na lábia de um Jude Law da vida, não? Trabalhando como chofer de limusine, Alfie não perde uma oportunidade de se "dar bem" e nem mesmo as clientes - como a bela ricaça Liz (Susan Sarandon) - escapam.

    Mas engana-se quem acha que a vida desse mulherengo é feita somente de alegrias e mulheres. Alfie não consegue lidar com as situações quando envolvem sentimentos. Ele tem um melhor amigo, Marlon (Omar Epps), que acaba de levar o fora de sua bela namorada Lonette (Nia Long). Achando que pode promover uma reconciliação, o "Don Juan" resolve se aproximar de Lonette, mas é claro que isso dá errado e ela acaba ficando grávida de Alfie, depois de uma noite de sexo aparentemente descompromissado. Quando isso acontece, ele começa a repensar seu estilo de vida e o tipo de tratamento que dá às mulheres, especialmente à Julie (Marisa Tomei), a única mulher "fixa" em sua vida. Ele pensa que talvez ela seja a mulher de sua vida. Especialmente depois de se envolver com Nikki (Sienna Miller, atual namorada de Jude Law na vida real), uma belíssima mulher que se muda para seu apartamento e, aos poucos, mostra ser mais descontrolada do que parecia.

    À medida que os acontecimentos de Alfie - O Sedutor avançam e o clima fica mais frio e chuvoso em Nova York, a vida de nosso protagonista também ganha nuvens escuras. Os incidentes com Lonette, Julie e Nikky fazem com que nosso anti-herói pense seriamente como ele vinha buscando companhia em formas superficiais de relacionamento. Quando se dá conta, já está sozinho. A chegada da tão renegada maturidade faz com que ele pense em mudar. Será que ele consegue?

    Aliando belas mulheres e um lindo protagonista, Alfie - O Sedutor apresenta uma fotografia de encher os olhos, provavelmente já marejados ao final da sessão. Apesar de ser sobre um homem imaturo, daquele tipo que nós, mulheres, não gostamos muito, Alfie - O Sedutor ainda consegue ser triste e reflexivo.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus