ALVIN E OS ESQUILOS 2

ALVIN E OS ESQUILOS 2

(Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel)

2009 , 88 MIN.

Gênero: Comédia

Estréia: 08/01/2010

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Betty Thomas

    Equipe técnica

    Roteiro: Glenn Berger, Jon Vitti, Jonathan Aibel, Ross Bagdasarian

    Produção: Janice Karman, Ross Bagdasarian Jr.

    Fotografia: Anthony B. Richmond

    Trilha Sonora: David Newman

    Estúdio: Bagdasarian Productions, Fox 2000 Pictures, Regency Enterprises

    Distribuidora: Fox Film

    Elenco

    Adèle Jacques, Aimee Carrero, Alexander Noyes, Alexandra Shipp, Ali Mikles, Amy Poehler, Andrew Lee, Anjelah N. Johnson, Anna Faris, Archie Hahn, Bernard White, Brando Eaton, Brian Hirano, Bridgit Mendler, Chris Warren Jr., Christina Applegate, David Cross, Dominic Sandoval, Eric Bauza, Gregg Binkley, Hokuto 'Hok' Konishi, Janelle Ginestra, Jason Lee, Jason Rosen, Jesse McCartney, Joy Osmanski, Justin Long, Kathryn Joosten, Kevin G. Schmidt, Lanny Joon, Marty Dew, Matthew Gray Gubler, Megan Rae Tolete, Michael Bruno, Mihran Kirakosian, Rachele Brooke Smith, Richard Jackson, Ryan Conferido, Ryan Feng, Sean Astin (voz), Steve Terada, Thomasina Gross, Victor Kim, Wendie Malick, Zachary Levi

  • Crítica

    23/12/2009 16h03

    Talvez o público brasileiro não se recorde muito bem do desenho animado “Alvin”, que passou nas nossas TVs nos anos 80. Mas o público americano certamente se lembrou, e fez do longa-metragem Alvin e os Esquilos, de 2007, um grande sucesso de bilheteria, com mais de US$ 200 milhões arrecadados só naquele país.

    Como não poderia deixar de ser, o filme ganhou uma continuação: Alvin e os Esquilos 2, comédia que mantém a receita da simplicidade e do bom humor para fazer sucesso junto a toda a família. Nesta nova aventura, os irmãos esquilinhos (digitais, mas muito simpáticos e expressivos) Alvin, Simon e Theodore são obrigados pelo seu tutor e “pai” Dave (Jason Lee) a deixar um pouco de lado o show business. A ideia é que eles passem a viver uma vida mais normal, matriculando-se inclusive numa escola. Um dilema que lembra as histórias de Hannah Montana.

    Porém, assim como quem já foi rei jamais perde a majestade, quem tem talento musical nas veias não consegue ficar longe dos palcos. A diretora da escola dos esquilos é louca por Alvin e seus irmãos, e propõe que eles participem de um show que poderia render um bom dinheiro para salvar o departamento musical do colégio. E assim será. A novidade fica por conta da concorrência de um novo grupo - As Esquiletes - composto por meninas esquilinhas. Como Alvin e seus irmãos, as irmãzinhas também foram criadas como personagens de desenhos animados, nos anos 80.

    Alvin e os Esquilos 2 é a pura e simples expressão da comédia de final de ano feita para levar a família inteira ao cinema. Não há grosserias, o humor é leve e divertido, a direção de arte e a fotografia são coloridíssimas, o roteiro é linear e as mensagens são edificantes. Sem surpresas: o Mal sempre perde, o Bem sempre ganha, e as escorregadelas egoístas de Alvin, em detrimento da união do grupo, podem colocar tudo a perder. O diferencial entreAlvin e os Esquilos 2 e os demais filmes do gênero talvez resida na grande empatia que os três protagonistas conseguem provocar na plateia. Um belíssimo trabalho em computação gráfica realmente dá muita vida e personalidade aos esquilos. Tanto que lá pelo meio do filme já nem nos lembramos mais que eles são gerados por computador, e nem nos importamos mais com o fato deles conviverem com tanta desenvoltura no mundo dos humanos. Se um deles desse de cara com Stuart Little, compraríamos a ideia como verdadeira. É a arte digital feita para servir o roteiro, e não o contrário, como muitas vezes acontece.

    Com direção de Betty Thomas, de Dr. Dolittle e 28 Dias, o filme é diversão garantida ou sua pipoca de volta.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus