AMERICAN TEEN

AMERICAN TEEN

(American Teen)

2008 , 95 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Nanette Burnstein

    Equipe técnica

    Roteiro: Nanette Burstein

    Produção: Christopher Huddleston, Jordan Roberts, Nanette Burstein

    Fotografia: Laela Kilbourn

    Estúdio: 57th & Irving Productions, A&E IndieFilms, Blacklist, Firehouse Films, QuasiWorld Entertainment

    Elenco

    Colin Clemens, Geoff Haase, Hannah Bailey, Megan Krizmanich, Mitch Reinholt

  • Crítica

    22/06/2009 17h36

    O título engana: American Teen", numa primeira “ouvida”, parece ser apenas mais uma comediazinha escolar norte-americana tipo American Pie. Felizmente, não é

    Na verdade, trata-se de um documentário formatado de maneira diferenciada, que num primeiro momento até causa uma série de dúvidas no público, mas que aos poucos vai conquistando a simpatia do espectador.

    Explico: o filme mostra a experiência real de cinco adolescentes que estão prestes a se foram num colégio do interior dos EUA. Porém, o que à primeira vista parece puramente ficcional, igual a um filme como outro qualquer, aos poucos se revela documental.

    Com os próprios adolescentes “interpretando”, por assim dizer, os seus próprios papéis. Não são atores vivendo personagens, mas jovens (re)interpretando a si mesmos em situações que eles mesmos vivenciaram .

    Na pauta, como não poderia deixar de ser, as típicas questões do cotidiano da juventude. Popularidade, família, sucesso ou fracasso pessoal, desafios, amores, decepções. Tudo analisado sob cinco diferentes arquétipos: a rainha do baile de formatura, o garanhão da turma, o jogador de futebol, o rebelde e o nerd.

    Premiado no Festival de Sundance (Melhor Direção), American Teen passa uma grande dose de veracidade e ainda tem o mérito de inovar dentro de um formato dos mais interessantes, renovando mais uma vez o sempre inquieto gênero do documentário.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus