AMIGAS COM DINHEIRO

AMIGAS COM DINHEIRO

(Friends With Money)

2006 , 88 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Nicole Holofcener

    Equipe técnica

    Roteiro: Nicole Holofcener

    Produção: Anthony Bregman

    Fotografia: Terry Stacey

    Trilha Sonora: Craig Richey, Deb Talan, Rickie Lee Jones, Steve Tannen

    Estúdio: This Is That Productions

    Elenco

    Cass Asher, Catherine Keener, Frances McDormand, Greg Germann, Jake Cherry, Jason Isaacs, Jenn Fee, Jennifer Aniston, Joan Cusack, Scott Caan

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Uma forma inteligente de observar diversos tipos de relacionamentos, mostrando que não há uma regra para ser feliz. Amigas com Dinheiro foi escrito e dirigido por Nicole Holofcener (Lovely & Amazing), acostumada a trabalhar em alguns episódios de séries da TV como Gilmore Girls e Sex and the City. Por essa razão, podemos comparar o longa a seriados no quais o público é majoritariamente feminino, com uma linguagem irônica semelhante, e nossos malfadados dias se transformam em motivo para riso.

    Amigas com Dinheiro mostra o convívio de quatro amigas de infância, Olivia (Jennifer Aniston), Franny (Joan Cusack), Jane (Frances McDormand) e Christine (Catherine Keener). Cada uma possui uma vida bem diferente da outra e isso inclui a forma com que vivem o casamento, com exceção da solitária Olívia que está presa a uma antiga paixão. Franny é rica e tem um casamento perfeito. Jane é uma irritada estilista bem-sucedida, casada com um homem que todos pensam ser gay. Christine é roteirista e vive um casamento em crise. Elas se unem para tentar ajudar Olívia, que deixou a profissão de professora para se dedicar à faxina e não tem a menor idéia do que quer para a própria vida, enquanto tentam sobreviver aos próprios problemas.

    O título nos remete a um filme adolescente que mostraria amigas ricas e fúteis, mas esqueça essa imagem. O longa-metragem irá interessar mais aos adultos pela identificarão com determinadas situações, principalmente relacionadas ao convívio conjugal. Apesar do drama, Amigas com Dinheiro é um filme leve e inteligente, com um humor que flui sem precisar carregar nas piadas para ser engraçado, com as quatro amigas divertindo o espectador fazendo piada dos próprios problemas. Definitivamente, ninguém sairá chorando do cinema.

    O tema das questões abordadas nos dramas dessas amigas é, em sua maioria, mais interessante às mulheres. Porém, seria uma boa dica de aprendizado aos homens, sendo uma ótima maneira de conhecer melhor o universo feminino e alguns fatores que afligem as mulheres.

    A dupla de destaque entre as protagonistas é, sem dúvida, Joan Cusack (De Caso com a Máfia) e Frances McDormand (Terra Fria). Imagine duas grandes atrizes com um roteiro de peso na mão, sendo dirigidas de forma direta e confiante: o resultado é personagens concretas e muito reais. Quanto a Jennifer Aniston, esta seria sua melhor atuação nas telas, não que esteja excelente, mas mostra que, de uma maneira mais limpa, abandonando os excessos de expressões faciais, Jennifer está começando a achar seu caminho longe de Friends.

    O enredo de Amigas com Dinheiro é o ponto forte desta produção que não possui grandes atrativos visuais nem sonoros, mesmo porque se os tivesse perderia sua grande característica que é chamar a atenção para o drama vivido pelas personagens. O resultado é uma gostosa conversa entre amigas, não necessariamente com dinheiro.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus