AMIGO É PRA ESSAS COISAS

AMIGO É PRA ESSAS COISAS

(Zim and Co.)

2005 , 88 MIN.

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Pierre Jolivet

    Equipe técnica

    Roteiro: Pierre Jolivet, Simon Michaël

    Produção: Frederic Bourboulon, Jean Labadie, Marie-Castille Mention-Schaar, Pierre Kubel

    Fotografia: Jérôme Alméras

    Trilha Sonora: Adrien Jolivet, Sacha Sieff

    Elenco

    Abbes Zahmani, Adrien Jolivet, Jean-Philippe Vidal, Maka Kotto, Mhamed Arezki, Naidra Ayadi, Nathalie Richard, Nicolas Marié, Pierre Jolivet, Yannick Nasso

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Amigo é Pra Essas Coisas é dirigido por Pierre Jolivet (Meu Pequeno Negócio) de maneira leve, com humor sutil. Sem ser caricato, o longa aborda vários assuntos do universo jovem como racismo, primeiro emprego, amor e as divergências entre pais e filhos, na França atual.

    Victor Zimbietrovski (Adrien Jolivet), mais conhecido como Zim, sofre um acidente de moto e tem um mês para encontrar trabalho, com carteira assinada, para evitar a prisão. Com o jornal de classificados na mão, ele começa a procurar desesperadamente por um emprego, mas tudo parece dar errado. Quando Zim encontra um trabalho que parece ser o ideal, um outro obstáculo aparece: precisa ter carro. Como se não bastasse não ter um veículo, o jovem também não tem a licença de motorista. Além de toda sua esperteza, Zim pode contar com ajuda de seus leais amigos Cheb (Mhamed Arezki), Arthur (Yannick Nasso) e Safia (Naidra Ayadi).

    São tantos problemas ao redor do protagonista que, em determinados momentos, o público se sente sufocado, com vontade de fugir do cinema. Mas esse é um dos pontos positivos de Amigo é Pra Essas Coisas, pois, da forma com que as situações foram criadas, podemos sentir a angústia vivida por Zim. A boa atuação de Adrien Jolivet permite essa interação da platéia com o longa. As cenas de humor são leves, mas servem para equilibrar e quebrar um pouco a tensão criada pelos conflitos do enredo.

    O talento do jovem ator Adrien Jolivet não se restringe à atuação. Ele compôs a trilha sonora que dá dinamismo e vivacidade, criando o ritmo de Amigo é Pra Essas Coisas.

    Pierre Jolivet também escreveu o roteiro. Focando as diferenças culturais e étnicas, ele mostra, de maneira bem explícita, o racismo presente na França, que pode derrubar os sonhos de muitos jovens em busca de um emprego digno. Ao mesmo tempo, um grupo sonhador e esperançoso é capaz de superar essas dificuldades com a verdadeira amizade.

    O tema é uma das razões que deveriam atrair o público às salas de cinema, pois é abordado de forma humorada, sem apontar culpados sociais ou questões políticas. Apenas um filme jovem, feito para jovens.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus