ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

(The Anniversary Party)

2001 , 115 MIN.

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Alan Cumming, Jennifer Jason Leigh

    Equipe técnica

    Roteiro: Alan Cumming, Jennifer Jason Leigh

    Produção: Alan Cumming, Jennifer Jason Leigh, JoAnne Sellar

    Fotografia: John Bailey

    Trilha Sonora: Michael Penn

    Elenco

    Alan Cumming, Denis O'Hare, Gwyneth Paltrow, Jane Adams, Jennifer Beals, Jennifer Jason Leigh, John C. Reilly, John Hickey, Kevin Kline, Michael Panes, Mina Badie, Parker Posey, Phoebe Cates

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Conhecidos como atores, Jennifer Jason Leigh (de Mulher Solteira Procura) e Alan Cumming (de Pequenos Espiões) resolveram passar para o outro lado das câmeras. Juntaram dinheiro (para isso chegaram a vender fotos pessoais para tablóides), chamaram os amigos e viabilizaram, eles mesmos, a produção do filme Aniversário de Casamento. Não por acaso, também roteirizado por ambos.

    Trata-se de uma das produções mais “caseiras” já vistas recentemente no cinema norte-americano. Cada ator cuidou pessoalmente de sua própria maquiagem e figurino. Tudo foi gravado em vídeo numa digital Sony DSR 500 em apenas 19 dias e numa única locação: uma bela casa em Hollywood Hills. Até o cachorro de estimação que aparece no filme é de Jennifer. A idéia era fazer um filme que retratasse o casamento e a amizade com suas falhas e imperfeições, num roteiro que investigasse o esforço que as pessoas fazem para dar sentido às suas vidas.

    Tudo se passa numa única noite. Joe (Alan Cumming), um escritor britânico, e Sally (Jennifer Jason Leigh), uma atriz americana, estão dando uma festa para celebrar seus seis anos de casamento, sua reconciliação após quase um ano separados e a decisão de iniciarem uma família. Para comemorar, eles convidam os amigos mais próximos. Mas alguns, nem tão próximos assim, trazem tensão e descontrole para a festa. Até o início da manhã, algumas surpreendentes revelações vão abalar as vidas de todos.

    Jennifer e Cumming escreveram cada papel já tendo em mente qual seria o ator que iria representá-lo. Gwyneth Paltrow vive Skye, uma jovem e bela atriz escalada para estrelar o filme que Joe está dirigindo. Kevin Kline é Cal, um aclamado ator que trabalha num filme ao lado de Sally. Phoebe Cates intepreta Sophia, atriz e melhor amiga de Sally, que abdicou de sua carreira para criar os filhos. John C. Reilly é Mac, diretor do último filme de Sally e Cal, enquanto Jane Adams interpeta Clair, atriz que continua trabalhando apesar do nascimento de seu filho. A lista de convidados não pára por aí: Parker Posey e John Benjamin Hickey são Judy e Jerry, agentes da família. Jennifer Beals é Gina, fotógrafa e primeiro amor de Joe. Michael Paine é Levi, amigo de Sally que ainda não cicatrizou as feridas deixadas pelo fim de um relacionamento. O circo hollywoodiano está montado. Os sentimentos represados são palha seca à beira da fogueira. Na falsidade do mundo do cinema, lidar com a verdade é sempre muito difícil.

    É visível a influência que os diretores sofreram de Robert Altman, principalmente na tentativa de contar várias histórias simultaneamente. Ele próprio já havia dirigido Cerimônia de Casamento, em 1978. Aniversário de Casamento traz também um certo tom que lembra Ettore Scolla, ao ambientar toda a trama numa única locação, a exemplo de O Jantar, O Baile, A Família e outros belos trabalhos do cineasta italiano. Porém, faltaram ritmo e ironia ao filme de Jennifer e Cumming. Ainda que pontilhando a trama com alguns bons momentos, o roteiro de Aniversário de Casamento não tem conteúdo suficiente para prender o público durante as quase duas horas de projeção. Estreantes, os diretores também demonstram insegurança quanto à cadência da narrativa, esticando alguns momentos que poderiam ser reduzidos para o bem do ritmo. Sobre o mesmo tema – amigos e casais que convivem sob o mesmo teto por uns dois dias – continuam imbatíveis O Reencontro, de Lawrence Kasdan (também com Kevin Kline) e Para o Resto de Nossas Vidas, de Kenneth Brannagh. Procure nas locadoras.

    6 de maio de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus