AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER

AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER

(As Aventuras de Agamenon, o Repórter)

2011 , 74 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia

Estréia: 06/01/2012

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Victor Lopes

    Equipe técnica

    Roteiro: Hubert, Marcelo Madureira

    Produção: Flávio Tambellini

    Estúdio: Globo Filmes, Tambellini Filmes

    Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes, RioFilme

    Elenco

    Alcione Mazzeo, Fernanda Montenegro, Hubert, João Barone, Luana Piovani, Marcelo Adnet, Marcelo Madureira, Miéle, Pedro Bial, Rui Castro

  • Crítica

    04/01/2012 12h15

    Apenas pelo trailer e comerciais de televisão, muitas pessoas estão temerosas em arriscar-se em uma sessão de As Aventuras de Agamenon, o Repórter antes mesmo de sua estreia. Depois do filme assistido, a tendência é perceber que o medo é totalmente justificado.

    O roteiro é apenas uma coleção de esquetes, muitas delas requentadas de programas de televisão, na tentativa desesperada de arrancar o riso do público com piadas que muitas vezes não funcionam. A história que dá o mínimo suporte para todas essas brincadeirinhas infames acompanha o personagem-título, um jornalista que colabora com O Globo e que tem um senso de ética distorcido. Mesmo com a índole pouco respeitável, Agamenon acompanhou muitos eventos históricos importantes durante o século XX. Esses falsos furos são mostrados no filme pela manipulação de imagens de arquivo por efeitos visuais no estilo de Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994). Assim, Agamenon “contracena” com figuras históricas como o ditador nazista Adolf Hitler e o cientista Albert Einstein, por exemplo.

    Em sua juventude, o repórter é interpretado pelo comediante Marcelo Adnet (Onde Está a Felicidade?). O filme aposta em sua comicidade e absurdo para não precisar envelhecer os personagens com o passar das décadas. O protagonista é o único que muda de aparência e só porque foi exposto a altas doses de radioatividade enquanto acompanhava o bombardeio de Hiroshima. A partir desse ponto, o papel é defendido por Hubert, que também assina o roteiro com o colega de Casseta & Planeta Marcelo Madureira.

    Portanto, a presença de Adnet parece apenas mais uma evidência da exagerada ânsia cômica de As Aventuras de Agamenon. Sua fama deve atrair espectadores, mas seu talento musical para paródias é explorado em apenas uma cena – que é meramente uma reciclagem do quadro Gaiola das Cabeçudas, desempenhado por Marcelo no programa Comédia MTV.

    Outras presenças ilustres no elenco do filme são as participações de figuras públicas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o escritor Paulo Coelho e o colunista Nelson Motta. Eles dão falsos depoimentos acerca de Agamenon em passagens pseudo-documentais colocadas no decorrer do filme quando convenientes. Completa o time Luana Piovani (Família Vende Tudo), no papel da esposa do anti-herói. Sua presença parece ser para ocupar a vaga de gostosa da vez e agradar os olhos do público masculino.

    Os depoimentos e as inserções históricas com imagens de arquivo são a parte documental de As Aventuras de Agamenon, mas o filme trilha muitos outros caminhos e perde qualquer possibilidade de manter a coesão dramática. Em outros momentos, ganha ares de cinebiografia, especial televisivo ou comédia escrachada.

    No meio de toda essa mistura destemperada, algumas esquetes podem conseguir risadas do público, o que normalmente gera a enganosa sensação de que se viu um filme satisfatório. Essa ilusão é a única chance de As Aventuras de Agamenon sobreviver no circuito de salas de cinema.


  • SQL Error: Array ( [0] => 42000 [1] => 1064 [2] => You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY t.publicado_em' at line 17 )
    SQL STM: SELECT t.id, t.slug, t.titulo, t.descricao, t.publicado_em, t.id_thumb, t.url, thumb.imagem AS imagem_thumb, thumb.id_tamanho AS id_imagem_thumb, t.publicado_em FROM cin_web_cinemateca cin INNER JOIN cin_web_cinemateca_trailers_rel rel ON rel.id_cin = cin.id_cin INNER JOIN cin_web_trailers t ON t.id = rel.id_trailer LEFT JOIN cin_web_imagem_tamanhos thumb ON t.id_thumb = thumb.id_imagem_tamanho WHERE cin.id_cin = ORDER BY t.publicado_em
Deixe seu comentário
comments powered by Disqus