AS BICICLETAS DE BELLEVILLE

AS BICICLETAS DE BELLEVILLE

(Les triplettes de Belleville/ The Triplets Of Belleville)

2003 , 78 MIN.

Gênero: Animação

Estréia: 16/04/2004

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Sylvain Chomet

    Equipe técnica

    Roteiro: Sylvain Chomet

    Produção: Didier Brunner, Viviane Vanfleteren

    Trilha Sonora: Benoît Charest, Mathieu Chedid

    Distribuidora: Casablanca Filmes

    Elenco

    Jean-Claude Donda, Michel Robin, Michèle Chaucheteux, Monica Viegas

  • Crítica

    16/04/2004 00h00

    Talvez ninguém tivesse prestado muita atenção a este delicioso desenho animado, não fosse ele indicado ao Oscar de Melhor Animação em longa-metragem. As Bicicletas de Belleville sempre foi zebra, é claro, já que Procurando Nemo era mais do que favorito na categoria. Mas uma zebra de altíssimo nível. Um desenho charmoso, de traços caricaturais e divertidos, e com uma história envolvente e carinhosa.

    A ação é centralizada na figura de Champion, um menino parisiense tímido, solitário, adotado pela sua avó portuguesa, Madame Souza. É esta lacônica Madame Souza que descobre que o garoto é apaixonado por bicicletas. Com a determinação de um Felipão enfurecido, ela faz o possível e o impossível para que o menino faça juz ao seu nome - Champion - no concorrido mundo das corridas de bicicletas, uma paixão européia. Porém, durante o badalado Tour de France, Champion é seqüestrado por dois estranhos homens que querem utilizar a poderosa força motriz de suas pernas de atleta para propósitos nada nobres.

    Na verdade, a tradução literal do filme seria As Trigêmeas de Belleville, referência a três estrelas musicais dos anos 30 que ajudam Madame Souza na incansável busca pelo filho raptado. Fiel às origens mudas do cinema, As Bicicletas de Belleville quase não traz fala nenhuma. Centraliza toda a sua força narrativa na hipnótica dinâmica do desenho animado, nos cenários bucólicos de uma Paris antiga e na criação de personagens inesquecíveis. Trata-se de uma excelente estréia no longa-metragem do roteirista e diretor Sylvain Chomet que, além de duas indicações ao Oscar (a canção original do início do desenho também foi indicada), ainda ganhou um César e vários prêmios em festivais internacionais. Leve os filhos ou peça para eles te levarem: As Bicicletas de Belleville é para todas as idades.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus