AS BODAS

AS BODAS

(La Noce / Svadba)

2000 , 114 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Pavel Lungin

    Equipe técnica

    Roteiro: Alexandre Galine, Pavel Louguine

    Produção: Catherine Dussart

    Fotografia: Aleksandr Burov

    Trilha Sonora: Valdimir Chekassine

    Elenco

    Alexandre Semtchev, Andrei Panine, Marat Basharov, Maria Mironova, Vladimir Simonov

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Poucas situações humanas são, ao mesmo tempo, tão trágicas, cômicas e estressantes que uma festa de casamento. Este conceito, já explorado em diversos filmes, é agora novamente abordado na comédia dramática As Bodas, uma co-produção entre Rússia, França e Alemanha.

    A história fala de Misha (Marat Basharov), um simplório rapaz do interior que está prestes a se casar com a bela Tânia (Maria Mironova), ex-top model que chegou a fazer sucesso em Moscou. Porém, Tânia era amante de Borodin, antigo militante da juventude comunista, que agora se tornou um poderoso capitalista. E o neo-empresário não está nem um pouco disposto a perder a garota. Piorando a situação, a cidade inteira, de uma forma ou de outra, está disposta a dar palpites e a interferir na festa do casal.

    O roteiro se equilibra com competência na fina linha que divide o trágico e o cômico, tendo como pano de fundo uma Rússia em profunda transformação política e social. Antigos vícios do regime comunista ainda prevalecem (como o abuso da autoridade policial, por exemplo), ao mesmo tempo em que se buscam novos e até então desconhecidos conceitos de liberdade. Tudo isso retratado com bom humor e sem panfletarismo. As Bodas é, antes de mais nada, uma sátira, uma comédia inteligente que lança um olhar sarcástico tanto nas relações familiares como nas políticas. Com muita vodka, muita música e muita corrupção.

    O filme rendeu a todo o elenco um prêmio coletivo de interpretação no Festival de Cannes.

    6 de março de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus