AS COISAS SIMPLES DA VIDA

AS COISAS SIMPLES DA VIDA

(Yi Yi)

2000 , 173 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Edward Yang

    Equipe técnica

    Roteiro: Edward Yang

    Produção: Naoko Tsukeda, Shinya Kawai

    Fotografia: Wei-han Yang

    Trilha Sonora: Peng Kai-Li

    Elenco

    Elaine Jin, Issy Ogata, Jonathan Chang, Kelly Lee, Nianzhen Wu

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Nem todo cineasta é Paul Thomas Anderson. Entrelaçar histórias diferentes durante três horas seguidas e conseguir prender a atenção (e a emoção) da platéia durante todo este tempo não é façanha para qualquer um. Não é à toa que não existem muitos filmes com a qualidade de Magnólia.

    Tudo bem que Edward Yang tentou realizar a façanha com o seu As Coisas Simples da Vida, mas o filme morre na intenção. O roteiro gira em torno de uma família de classe média alta, morando em Taipei, cada um com o seu pequeno ou grande problema, cada um com as suas aspirações e frustrações. Não se pode afirmar que a quantidade de tramas e subtramas é excessiva para um único filme. Robert Altman lidou com um número até maior de personagens em Short Cuts - Cenas da Vida e se saiu muito melhor. Mas, da mesma forma que Edward Yang não é Paul Thomas Anderson, ele também não é Robert Altman. Sua câmera permanece o tempo todo longe dos personagens, fria, quase imóvel. Um distanciamento e um imobilismo orientais de difícil assimilação para o público ocidental.

    Assim, excelentes idéias se perdem e diluem sua força dramática por entre minutos intermináveis e situações que poderiam facilmente ter ficado no chão da sala de montagem. Entre elas, uma pequena jóia: a subtrama do garoto que fotografa as costas das pessoas para que elas possam conhecer todos os lados da verdade. Até o de trás. Poético, filosófico, até divertido, mas muito pouco para os 173 minutos de projeção do filme. Se for ver, leve um lanchinho.

    23 de janeiro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus