AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

(The Last Holiday)

2006 , 111 MIN.

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Wayne Wang

    Equipe técnica

    Roteiro: Jeffrey Price, Peter S. Seaman

    Produção: Jack Rapke, Laurence Mark

    Fotografia: Geoffrey Simpson

    Trilha Sonora: George Fenton

    Estúdio: Paramount Pictures

    Elenco

    Chloe Bailey, Cynthia LeBlanc, Elton LeBlanc, Gérard Depardieu, LL Cool J, Queen Latifah

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    O trabalho da atriz Queen Latifah nunca me agradou muito, isso é fato. Tanto que fui assistir ao filme desacreditado e desapontado por perder meu tempo. Para a surpresa, As Férias da Minha Vida é uma saborosa comédia romântica e refez o conceito que eu tinha pelo talento da norte-americana.

    Neste filme dirigido pelo chinês Wayne Wang (Encontro de Amor), o humor de Latifah mostra-se refinado e construtivo, usando a auto-estima como lição de vida. Baseado em um filme homônimo de 1950 (Last Holiday, o título original), com Alec Guinness, a história conta os “dias de princesa” de Georgia Byrd, vendedora de uma loja de departamentos sem muitas expectativas que, nas horas vagas, aprende a cozinhar melhor assistindo chefs fazerem demonstrações na TV. Ele até sonha em conhecer os seus preferidos, quando tiver a chance de viajar ao redor do mundo, desejos que faz questão de deixar registrado em seu Livro de Possibilidades, um diário repleto de supostas fotos de casamentos com seu pretê, o colega de trabalho Sean, interpretado pelo ator e rapper LL Cool J.

    Os planos de Georgia, porém, caem abaixo quando, após um pequeno acidente, descobre numa tomografia que tem uma doença rara, lhe garantindo apenas algumas semanas de vida. Tão rara, a doença não permite a mínima condição de pagar o seu caríssimo tratamento. Gastar seus últimos momentos pedindo ajuda a Deus, no coral de igreja aonde canta, seria a solução? Nada disso. A corajosa vendedora decide gastar o que ainda lhe resta fazendo tudo o que tinha vontade de fazer, e se hospeda em um resort europeu em Karlovy Vary, com tudo do bom e do melhor. Mas a maneira com que chega no mais luxuoso hotel da cidade faz com que Georgia se torne o centro das atenções.

    A arte culinária acaba ganhando destaque nas câmeras de Wang, que gosta de abordar o tema como já fez em Um Amor em Chinatown, por exemplo. Para interpretar Didier, chef do resort, foi escolhido o francês Gerard Depardieu, mais adequado impossível. Certamente, sem a boa performance de Latifah – e também dos outros coadjuvantes, Timothy Hutton, Giancarlo Espósito e outros - As Férias da Minha Vida poderia ter sido até um trabalho abaixo da média, ponto que me fez reconsiderar ainda mais às qualidades da atriz. Sua personagem domina a cena, conquistando aos próximos com simplicidade, elegância e, principalmente, sem forçar situações ridículas.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus