AS TARTARUGAS NINJA - O RETORNO

AS TARTARUGAS NINJA - O RETORNO

(Teenage Mutant Ninja Turtles/ TMNT)

2007 , 90 MIN.

anos

Gênero: Ação

Estréia: 13/04/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Kevin Munroe

    Equipe técnica

    Roteiro: Kevin Munroe, Peter Laird

    Produção: Galen Walker, Paul Wang, Thomas K. Gray

    Trilha Sonora: Marco Beltrami

    Elenco

    Chris Evans, Kevin Smith, Laurence Fishburne, Patrick Stewart, Sam Rockwell, Sarah Michelle Gellar, Ziyi Zhang

  • Crítica

    13/04/2007 00h00

    Após 13 anos, Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello estão de volta aos cinemas, desta vez em animação digital, como há muito já se pedia. Antes de As Tartarugas Ninja - O Retorno, os três longas dos heróis mutantes - As Tartarugas Ninja (1990), As Tartarugas Ninja 2: O Segredo de Ooze (1991) e As Tartarugas Ninja 3 (1993) - foram realizados em live action, com atores reais.

    Apesar do filme ser visualmente melhor e semelhante aos quadrinhos, o humor sarcástico, tão característico dos desenhos que fizeram sucesso na década de 90, foi deixado de lado. Isso torna difícil aceitar personagens tão sérios, mesmo por que as tartarugas ninja foram criadas pelo selo independente Mirage Comics como paródia de duas séries da Marvel: Novos Mutantes, sobre um grupo de mutantes adolescentes, e Demolidor, protagonizado por um clã ninja que defende Nova York.

    Em As Tartarugas Ninja - O Retorno, com a morte do arqui-rival Destruidor, os quatro irmãos estão perdidos quanto às suas ocupações: Donatello trabalha como help desk, resolvendo problemas de computador pelo telefone; Michelângelo anima festas de crianças com uma fantasia de tartaruga; Raphael está mais revoltado do que nunca e passa o dia inteiro dormindo; e Leonardo foi enviado pelo Mestre Splinter para um treinamento na floresta da América Central para aprender a ser um grande líder. Indignada com a situação dos irmãos ninja, a fiel amiga April vai em busca de Leonardo, mostrando a falta que ele faz para o desamparado grupo de heróis. Enquanto isso, estranhos eventos acontecem na cidade de Nova York e, para desvendá-los, Leonardo terá a difícil missão de disciplinar seus companheiros e treiná-los antes da batalha que os espera.

    O grande sucesso das Tartarugas Ninja deve-se ao desenho animado exibido na TV de 1987 a 1996, mais centrado no humor do que na violência, com cores mais alegres e luminosas, diferenciando totalmente do novo filme. Portanto, quem espera matar a saudade deixada pelos simpáticos e hilários mutantes verdes pode desanimar desde já. O foco da nova animação é o público mais novo, que acompanhou os episódios do desenho mais recente que estreou na televisão em 2003, mais violento, sombrio e com enredo mais complexo.

    Enquanto perde-se de um lado, ganha-se de outro. As envolventes piadas foram deixadas de lado, mas as cenas de luta são mais trabalhadas e realistas, além das convincentes expressões faciais dos personagens e intensas cenas de ação. Caberá ao público definir que tipo de Tartaruga Ninja quer ver no cinema. Para os mais saudosistas, mantenham distância, enquanto os jovens devem sair correndo para a sala exibidora mais próxima.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus