ASSIM É, SE LHE PARECE

ASSIM É, SE LHE PARECE

(Assim É, Se Lhe Parece)

2011 , 75 MIN.

12 anos

Gênero: Documentário

Estréia: 02/09/2011

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Carla Gallo

    Equipe técnica

    Roteiro: Carla Gallo, Cesar Cabral, Leandro Maciel

    Produção: Carla Gallo

    Fotografia: Fernanda Riscali

    Trilha Sonora: Lina Chamie

    Estúdio: Itaú Cultural

    Distribuidora: Espaço Filmes

    Elenco

    Nelson Lerner

  • Crítica

    31/08/2011 11h53

    Assim é, Se lhe Parece não é um filme sobre o artista plástico Nelson Leirner, mas com ele. Não se trata de preciosismo fazer essa separação: é o primeiro aspecto a deixar claro para que o documentário não sofra injustas acusações de não “explicar” quem é seu personagem.

    Explicações? O Google está aí para esse tipo de informação. O documentário tem a louvável pretensão de ser cinema do começo ao fim, utilizando as ferramentas da narrativa cinematográfica para fazer o espectador sentir o universo criativo de Leirner, em vez de trazer falsas verdades sobre suas obras.

    O desejo de burlar, a falta de paciência com o glamour da arte, a paixão pelo Corinthians, a viagem pela Nova York dos anos 1950 são alguns aspectos que tangenciam o filme e as escolhas dos trabalhos de Leirner.

    Qual a solução encontrada pela diretora Carla Gallo, que já havia feito o impactante Aborto dos Outros, para montar esse mosaico além das obviedades? Recorrer a uma outra grande realizadora, Lina Chamie (A Via Láctea), e puxar seu lado musicista. Como resultado, um dos mais criativos usos de trilha sonora do cinema brasileiro recente.

    Fragmentos de Lerirner nos são trazidos por um standard da música americana como Puttin on the Ritz, de Irving Berling, ou por sinfonias de Beethoven. Num registro popular, o canto da torcida do Corinthians (“Timão, ê ô”). São comentários sonoros que revelam facetas de Leirner além do que a imagem diz.

    Concorrente na competição brasileira do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em 2011, Assim é, Se lhe Parece é um exercício cinematográfico de como um bom documentário pode ser feito com tão pouco.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus