ATRAÍDOS PELO CRIME

ATRAÍDOS PELO CRIME

(Brooklyn's Finest)

2009 , 125 MIN.

16 anos

Gênero: Ação

Estréia: 02/04/2010

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Antoine Fuqua

    Equipe técnica

    Roteiro: Michael C. Martin

    Produção: Basil Iwanyk, Elie Cohn, John Langley, John Thompson

    Fotografia: Patrick Murguia

    Trilha Sonora: Marcelo Zarvos

    Estúdio: Fuqua Films, Langley Productions, Millennium Films, Nu Image Films, Thunder Road Film

    Distribuidora: Califórnia Filmes

    Elenco

    Alain Lauture, Alison Cordaro, Alok Tewari, Armando Riesco, Brían F. O'Byrne, Bruce MacVittie, Cle Shaheed Sloan, Diana Bologna, Don Cheadle, Ed Moran, Ellen Barkin, Ethan Hawke, Frencesca Carchia, Georgie DeNoto, Greg Young, Hassan Johnson, Isiah Whitlock Jr., Jas Anderson, Jeanine Ramirez, Jerry Speziale, Jesse Williams, John D'Leo, Joseph Adams, Joshua Thompson, Lela Rochon, Leonid Citer, Lili Taylor, Logan Marshall-Green, Michael Kenneth Williams, Michael Pemberton, Nicoye Banks, Paul Diomede, Randy Eastman, Raquel Castro, Reilly Stith, Richard Gere, Robert John Burke, Rodney 'Bear' Jackson, Rosalyn Coleman, Sarah Thompson, Shannon Kane, Stella Maeve, Tawny Cypress, Thomas Jefferson Byrd, Tobias Truvillion, Vincent D'Onofrio, Wade Allain-Marcus, Wass Stevens, Wesley Snipes, Will Patton, Zachary Fuqua, Zaire Paige

  • Crítica

    31/03/2010 09h15

    A primeira sequência de Atraídos Pelo Crime entrega o tom do filme. Numa rua escura, dentro de um carro, não se vê os dois homens que protagonizam um longo diálogo sobre ética, em torno da qual gira o longa: “Não se trata do que é certo e errado, mas do que é mais certo e menos errado”.

    Nada mais apropriado numa trama que fala sobre a proximidade da relação entre policiais e bandidos. Quem é bom e quem é mal? Ninguém. De que lado é melhor ficar? Nenhum. O tênue limite entre os dois, constantemente, testa os nervos do espectador.

    Vou explicar melhor. Eddie Dungan (Richard Gere) está há uma semana de se aposentar. Cansado e sem ilusões sobre o seu trabalho, ele só quer que tudo aquilo acabe. Tango (Don Cheadle) é um investigador infiltrado numa gangue que controla um gueto - o jogo duplo já dura dois anos e nem ele mais sabe de que lado está ou deveria. Sal (Ethan Hawke) está frustrado com a carreira, precisa prover uma vida melhor para sua família, mas não vê saída. O quarto elemento, coadjuvante na trama, é Caz, um traficante recém-libertado, interpretado por Wesley Snipes.

    São homens durões que vivem no limite da sanidade. Todos têm motivos para acreditar que a qualquer momento podem ferrar com eles e, ainda que algumas decisões pesem em suas consciências, precisam se garantir em primeiro lugar.

    O roteiro do estreante Michael C. Martin é bem construído: bons diálogos, cenas de ação, confrontos bacanas e respiros para as crises de consciência. Mas não nos apresenta nada além do conhecido. A ética e a proximidade entre “as duas corporações” são muito exploradas em histórias de ação, suspense e dramas no cinema.

    O que faz toda a diferença é a direção. A habilidade de Antoine Fuqua (Atiradores) em contar histórias do gênero é impecável, ainda que Atraídos Pelo Crime seja mais do mesmo.

    O título em português não é novidade, não faz jus ao filme. Brooklin´s Finest no original, além de fazer alusão direta aos protagonistas da história, carrega a ironia destes, supostamente, melhores do Brooklin.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus