Pôster do filme Carmen

CARMEN (1983)

(Carmen)

1983 , 102 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Carlos Saura

    Equipe técnica

    Roteiro: Antonio Gades, Carlos Saura

    Produção: Emiliano Piedra

    Fotografia: Teo Escamilla

    Trilha Sonora: Paco de Lucia

    Elenco

    Antonio Gades, Christina Hoyos, Juan Antonio Jimenez, Laura del Sol, Paco de Lucia

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Não é nenhuma novidade a íntima relação existente entre o cineasta espanhol Carlos Saura e a música tradicional de seu país. Esta associação já rendeu filmes de grande impacto artístico, como Bodas de Sangue, Amor Bruxo e Flamenco. Um dos grandes filmes que festeja o binômio Saura/música espanhola é o vibrante Carmen, de 1983, que está sendo relançado em cópias novas nos nossos cinemas.

    Carmen é o filme do meio da trilogia que se completa com Bodas de Sangue e Amor Bruxo. E, provavelmente, o melhor dos três. A história mostra um grupo de dançarinos de flamenco que ensaia exaustivamente uma adaptação livre da ópera Carmen, de Bizet. Aos poucos, as tramas de ciúmes, paixões e traições contidas na obra clássica de Bizet passam a “contaminar” o ambiente do grupo. Cada vez mais, ficção e realidade se confundem. Os passos empolgantes do bailado espanhol, a música inesquecível de Bizet, a coreografia envolvente, tudo isso faz de Carmen um espetáculo imperdível tanto musical quanto cinematograficamente.

    Não por acaso, o filme foi indicado ao Oscar de melhor produção estrangeira e ganhou dois prêmios no Festival de Cannes. Quinze anos depois, Saura retomaria a mesma estrutura narrativa de Carmen na direção do também ótimo Tango.

    12 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus