CARREGO COMIGO

CARREGO COMIGO

(Carrego Comigo)

2001 , 63 MIN.

12 anos

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Chico Teixeira

    Equipe técnica

    Roteiro: Chico Teixeira

    Produção: Afonso Coaracy, Zita Carvalhosa

    Fotografia: Carlos Ebert

    Trilha Sonora: Livio Trachtenberg, Wílson Sukorski

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    O que existe em comum entre as cantoras Pepê e Neném, os cartunistas Paulo e Chico Caruso, as drag queens Dolly e Dolly, os padres Henrique e Clemente Kesselmeier, as atletas de nado sincronizado Beatriz e Juliana Esteves Leite, as top models Carolina e Mariana Bittencourt e os trombadinhas Eduardo Marcelo e Eduardo Rogério? Resposta: todos eles formam pares de irmãos gêmeos. Todos eles – e outros mais – são entrevistados no documentário Carrego Comigo, que estréia nos cinemas brasileiros neste fim de semana.

    Por meio de entrevistas, o diretor Chico Teixeira esmiúça o universo das pessoas que durante toda a vida “carregam” seus irmãos gêmeos sempre a tiracolo. São depoimentos hora divertidos, hora emocionantes, que formam um painel dos relacionamentos destas pessoas ao mesmo tempo tão iguais e tão diferentes. Não há nenhuma pretensão científica. O filme não se propõe a discutir os irmãos gêmeos de forma biológica, mas sim retratar o universo de interdependência, amor e amizade que existe entre eles. Os pares de irmãos falam da vida, da morte, da sensibilidade em comum, das brincadeiras, dos ressentimentos.

    É um trabalho simples, mas bastante sensível e dirigido com maturidade cinematográfica.

    Co-produzido entre Brasil e Holanda, Carrego Comigo é o primeiro longa-metragem de Chico Teixeira. Economista de formação, ele já havia dirigido o média Favelas (1989), o curta Velhice (1991) e o premiado curta Criaturas que Nasciam em Segredo, sobre a vida dos anões.

    12 de dezembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus