CONDOR

CONDOR

(Condor)

2007 , 106 MIN.

10 anos

Gênero: Documentário

Estréia: 01/05/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Roberto Mader

    Equipe técnica

    Roteiro: Roberto Mader

    Produção: Roberto Mader

    Fotografia: Guy Gonçalves

    Trilha Sonora: Victor Biglione

    Elenco

    General Manoel Contreras, Hebe de Bonafini, Jarbas Passarinho, Sara Mendez, Victoria Larraberti

  • Crítica

    01/05/2008 00h00

    O tema de Condor é interessantíssimo e tem sido pouco explorado nos filmes sido lançados nos últimos anos sobre os ainda obscuros "Anos de Chumbo", como foi conhecido o período no qual os militares governaram no Brasil. O diretor Roberto Mader percorre diversos países latino-americanos, principalmente o Chile, Argentina e Uruguai, além dos EUA, para investigar como funcionou a Operação Condor. Ela consistia na colaboração entre esses países na América Latina para uma violenta caça a cidadãos considerados subversivos, de esquerda. A perseguição tomou um âmbito mais global ainda com o envolvimento dos EUA no apoio ao combate ao comunismo, bastante interessante à nação numa época de Guerra Fria.

    Condor funciona muito bem como registro histórico ao resgatar relatos e cenas importantíssimas dessa época. O documentarista entrevista pessoas envolvidas tanto na militância contra as ditaduras militares latino-americanas quanto militares que atuaram politicamente na época, formando um denso e vasto painel da operação que dá nome ao longa.

    São muitos os personagens encontrados por Mader. A diversidade e riqueza dos personagens faz com que Condor perca um pouco o foco de sua documentação na medida em que a película avança. Em dado momento, são outros os caminhos percorridos pelo cineasta em seu documentário: o que era para ser sobre a Operação Condor acaba sendo levado ao desaparecimento de filhos e pais, tema bastante interessante que por si só já renderia outro longa-metragem.

    A perda de foco e o ritmo arrastado - algumas cenas usadas para a contextualização poderiam muito bem terem sido cortadas da montagem final, ajudando a dar uma melhor dinâmica ao documentário - fazem com que ele seja cansativo. São muitas as informações apresentadas ao espectador. Mesmo assim, o registro histórico e o encontro valiosíssimo com os entrevistados que compõem este nefasto retrato da história latino-americana fazem com que Condor tenha seu valor.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus