COWBOYS DO ESPAÇO

COWBOYS DO ESPAÇO

(Space Cowboy)

2000 , 130 MIN.

anos

Gênero: Ação

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Clint Eastwood

    Equipe técnica

    Roteiro: Howard Klausner, Ken Kaufman

    Produção: Andrew Lazar, Clint Eastwood

    Fotografia: Jack N. Green

    Trilha Sonora: Lennie Niehaus

    Estúdio: Warner Bros

    Elenco

    Barbara Babcock, Clint Eastwood, Courtney B. Vance, Donald Sutherland, James Cromwell, James Garner, Lee Majors, Loren Dean, Marcia Gay Harden, Rade Sherbedgia, Tommy Lee Jones, William Devane

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Competente no faroeste (Os Imperdoáveis), sensível no romance (As Pontes de Madison) e envolvente no policial (Poder Absoluto), o charmoso setentão Clint Eastwood tentou dirigir também uma aventura. E derrapou: Cowboys do Espaço está bem abaixo da qualidade de seus trabalhos anteriores.

    O filme tem uma abertura que lembra demais (demais mesmo, beirando o plágio) algumas cenas do ótimo Os Eleitos. Mostra a decepção de um grupo de pilotos de aviões a jato que em 1958 são trocados por um chimpanzé, no pontapé inicial da corrida espacial. Agora, 42 anos depois, quatro destes veteranos pilotos (James Garner, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland e o próprio Clint, todos ótimos e divertidos) são convocados novamente pela NASA para tentar resolver um problema tão antigo quanto eles: a falha num obsoleto sistema operacional de um satélite russo. Tudo muito difícil de engolir.

    Superado o obstáculo da credibilidade, vem a barreira do estilo propriamente dito: Clint não consegue adicionar as doses necessárias de emoção e suspense - imprescindíveis para uma boa aventura - neste seu novo filme. Tudo é superficial demais, sem dificuldades, simples, como se fosse a coisa mais natural do mundo enviar quatro senhores aposentados para uma complicada missão espacial.

    Assim, Cowboys do Espaço não empolga, apesar dos convincentes efeitos especiais que consumiram boa parte dos US$ 65 milhões do custo total do filme. Clint Eastwood ficou devendo. Mas não faz mal: seu crédito ainda é bastante grande junto aos cinéfilos.


    23 de setembro de 2000
    --------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celso[email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus