DE REPENTE NUM DOMINGO

DE REPENTE NUM DOMINGO

(Vivement Dimanche)

1983 , 110 MIN.

14 anos

Gênero: Policial

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • François Truffaut

    Equipe técnica

    Roteiro: François Truffaut, Jean Aurel, Suzanne Schiffman

    Produção: Armand Barbault, François Truffaut

    Fotografia: Néstor Almendros

    Trilha Sonora: Georges Delerue

    Estúdio: Films A2, Les Films du Carrosse, Soprofilms

    Elenco

    Adrien Silvio, Alain Gambin, Anik Belaubre, Caroline Sihol, Castel Casti, Christine Verbèke, Dany Castaing, Fanny Ardant, Georges Koulouris, Isabelle Binet, Jacques Vidal, Jean-Louis Richard, Jean-Louis Trintignant, Jean-Pierre Kalfon, Jean-Pierre Kohut-Svelko, Marie-Noëlle Guilliot, Michel Aubossu, Michel Grisoni, Nicole Félix, Pascale Pellegrin, Paul Steiger, Pauline Aubret, Philippe Laudenbach, Philippe Morier-Genoud, Pierre Gare, Pierrette Monticelli, Roland Thénot, Xavier Saint-Macary, Yann Dedet

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Dentro da super bem-vinda política do grupo carioca Estação (que em São Paulo administra as duas salas do Top Center) de relançar bons filmes europeus antigos, chega novamente às telas paulistanas De Repente Num Domingo, de Fançois Truffaut.

    O famoso diretor francês falecido em 1984 (um ano após este seu último trabalho) nunca escondeu sua admiração por Alfred Hitchock. Resolveu, então, homenagear o Mestre do Suspense contando uma história tipicamente hitchcockiana, filmada igualmente de forma hitchcockiana. Suspeito de um assassinato, Julien (o ótimo Jean-Louis Trintignant, de A Fraternidade é Vermelha) faz o que pode para fugir da polícia. Porém, ele não poderia supor que a sua própria secretária (Fanny Ardant, esposa de Truffaut) também estaria investigando o crime.

    Suspense, bom humor, referências irônicas a policiais “B”, tudo isso e mais o característico toque de gênio de Truffaut estão presentes em De Repente Num Domingo. Se você já viu o filme na televisão ou em vídeo, vá ao cinema e veja-o novamente. A cópia está nova, restaurada, e ressalta ainda mais as qualidades da fotografia do espanhol Nestor Almendros, habitual colaborador do diretor, e o mesmo que realizou a direção de fotografia de filmes como A Escolha de Sofia, Kramer X Kramer, e A Lagoa Azul, entre outros.

    27 de setembro de 2000
    -------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente atua na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e apresenta o programa Tela 21, no Canal 21 de São Paulo. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus