DEPOIS DA ESCOLA

DEPOIS DA ESCOLA

(Afterschool)

2008 , 120 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Antonio Campos

    Equipe técnica

    Roteiro: Antonio Campos

    Produção: Josh Mond, T. Sean Durkin

    Fotografia: Jody Lee Lipes

    Estúdio: Borderline Films

    Elenco

    Lee Wilkof. Paul Sparks, Rosemarie DeWitt

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    As primeiras imagens de Depois da Escola são aqueles vídeos caseiros, feitos com aparelhos de celulares e publicados em sites especializados na internet. A seleção das cenas já denota todo o clima que permeia o primeiro longa-metragem de Antonio Campos - cineasta nascido no Brasil e criado nos EUA -: as influências das novas tecnologias na formação dos jovens em idade escolar contemporâneos, como é o caso dos personagens deste filme, que vive longe de seus pais, quase sem referências adultas, num colégio de elite em regime de internato nos EUA, onde os pais, literalmente, depositam seus filhos para viverem suas vidas.

    Robert (Ezra Miller, em trabalho de estréia neste filme) é um jovem que, como tantos outros, vive essa rotina vazia. Vendo vídeos de pornografia na internet e tentando ser popular na escola - apesar de ainda ter a impressão de que ninguém gosta dele -, Robert resolve se dedicar às aulas de audiovisuais na escola, onde desenvolve um projeto com a bela novata Amy (Addison Timlin).

    O título pode abrir dois tipos de reflexão: o que os alunos fazem quando saem da escola e entram para a vida adulta, na teoria, e também o que fazem depois das aulas. Bebem, se drogam, lêem, vêem filmes na internet?

    Os enquadramentos de Depois da Escola dão a impressão de que foram captados por pessoas da idade do protagonista. Closes em decotes da professora - tipo de detalhe que atrai particularmente os adolescentes - e câmeras paradas, somente observando a movimentação - que, muitas vezes, ocorre mais fora do que dentro do enquadramento - fazem parte da direção de Campos, além da ausência de trilha sonora, o que torna a experiência menos digerível e mais corajosa. A temática é bastante influenciada pelos filmes mais recentes de Gus Van Sant, como Paranoid Park e Elefante, mas conta com uma direção infinitamente mais crua se comparada ao trabalho Van Sant.

    Campos tem estilo próprio e coragem para mostrá-lo, o que já é bastante louvável em se tratando da indústria do cinema. Incompreensível pela maioria, mas existente. Desta forma, Depois da Escola pode ser visto como uma promissora estréia que merece atenção e paciência para que tenha suas verdadeiras pérolas extraídas.

    Confira os descontos da NET para sua região acessando o Telefone da NET TV. Ofertas imperdíveis de TV, internet e combo!

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus