DESEJO E PERIGO

DESEJO E PERIGO

(Se Jie)

2007 , 157 MIN.

18 anos

Gênero: Drama

Estréia: 15/05/2009

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Ang Lee

    Equipe técnica

    Roteiro: Eileen Chang, Hui-Ling Wang, James Schamus

    Produção: Ang Lee, William Kong

    Fotografia: Rodrigo Prieto

    Trilha Sonora: Alexandre Desplat

    Estúdio: Focus Features, Hai Sheng Film Production Company, Haishang Films, River Road Entertainment, Sil-Metropole Organisation

    Elenco

    Akiko Takeshita, Anupam Kher, Anys Fatnassi, Chih-ying Chu, Chung-Hua Tou, Deng Wei, Gao Bo-Wen, Gu Zhang-Ping, Hayato Fujiki, Hui-Ling Wang, Jie Liu, Joan Chen, Johnson Yuen, Kar Lok Chin, Lawrence Ko, Leehom Wang, Li Dou, Minamikata Fumika, Mizogomi Yoko, Noriko Kohyama, Ruhui Song, Saifei He, Seto Masumi, Shayam Pathak, Shi Hong, Tang Ya Jun, Tony Leung Chiu Wai, Wei Tang, Yan Su, Yat-Tung Lau, Ying-hsien Kao, Yu Lai Cheng, Yu Qun, Yuji Kojima

  • Crítica

    15/05/2009 00h00

    Ang Lee, definitivamente, percebeu que filmar histórias de amor complicadas é uma das coisas que melhor sabe fazer e, aparentemente, abandonou projetos do naipe de Hulk. Sorte a nossa. Depois de O Segredo de Brokeback Mountain, o cineasta chinês filma Desejo e Perigo, drama com temática parecida.

    O filme é ambientado na China pós-Segunda Guerra Mundial, entre os anos 30 e 40. Numa trama que envolve o tenso cenário político da época no país, quando os chineses sofriam com o racionamento de mantimentos e a invasão japonesa, Chia Chi Wong (a estreante Wei Tang) começa a se envolver com um grupo de teatro em Hong Kong. Lá, ela conhece Min Kuang Yu (Wang Lee-Hom) e, graças a ele, passa a se envolver em causas revolucionárias. Graças aos seus talentos dramáticos, a protagonista é escalada para uma missão: ela deve se infiltrar no lar dos Yee para desmascarar o sr. Yee (Tony Leung), possível espião da causa japonesa.

    A protagonista de Desejo e Perigo envolve-se com a causa totalmente inocente e, ao lado de seus companheiros, percebe que fazer uma revolução é muito mais complicado e doloroso do que se imagina, deixando esse sentimento amargo na vida dos protagonistas. Ao mesmo tempo, eles também descobrem que a hipocrisia pode se instaurar no coração dos revolucionários. Desejo e Perigo é permeado pelo pessimismo político e a falta de esperanças nos relacionamentos humanos e, no fundo, é essa a área que mais interessa a Lee. Por meio da relação entre Wong Cja Chi e o sr. Yee, o diretor desenvolve esse tipo de relação violenta, apaixonada e proibida que também mostra em seu filme de 2005.

    Neste filme, Lee volta às raízes chinesas após O Tigre e o Dragão (2000), aproximando-se dos dramas dirigidos por Wong Kar Wai, especialmente na temática relacionada a amores desencontrados, perdidos e sem esperanças, e na escolha de Tony Leung para estrelar Desejo e Perigo - o ator protagoniza seis filmes de Kar Wai. A fotografia de Rodrigo Prieto, que repete sua parceria com o diretor chinês após O Segredo de Brokeback Mountain, é belíssima e a direção de Lee é contida e intimista, dando maior valor ao relacionamento entre os personagens principais e também sublinhando os climas de tensão envolvendo a missão do grupo revolucionário. Também merecem destaque a trilha sonora e a direção de arte do longa, que recria com competência tanto a elegância quanto a miséria necessárias do mundo no qual os personagens transitam.

    Desejo e Perigo ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza de 2007, além do prêmio para Melhor Fotografia, mas estreia no Brasil com muito atraso, quase dois anos depois.

    Uma curiosidade: as fortes cenas de sexo do filme foram filmadas em 11 dias; no set, somente os atores, o diretor e o responsável pelo som. Também por isso, elas se apresentam tão intimistas e naturais.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus