DOGÃO - AMIGO PRA CACHORRO

DOGÃO - AMIGO PRA CACHORRO

(Doogal)

2006 , 85 MIN.

anos

Gênero: Animação

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Dave Borthwick, Frank Passingham, Jean Duval

    Equipe técnica

    Roteiro: Paul Bassett, Raolf Sanoussi, Serge Danot, Stephane Sanoussi, Tad Safran

    Produção: Claude Gorsky, Laurent Rodon, Pascal Rodon

    Trilha Sonora: Mark Thomas

    Estúdio: Canal+, France 2 Cinéma, Pathé Renn Productions

    Elenco

    Adriana Pissardini, Bill Nighy, Chevy Chase, Ian McKellen, Jimmy Fallon, Jon Stewart, Julia Castro, Letícia Quinto, na versão americana de: Daniel Tay, Wellington Lima, Wendell Bezerra, Whoopi Goldberg

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Dogão, um simpático cãozinho estabanado e doido por doces, causa um grave acidente na Vila Encantada, cidade onde mora: sem querer, quebra o carrossel encantado da pracinha central, libertando o terrível Zé do Mal, um feiticeiro obcecado por congelar o planeta. Agora, Dogão, o caracol Hugo, a vaca cantora Gertrudes e o divertido coelho Juca saem à caça do bruxo antes que tudo se transforme em gelo.

    O personagem Doogal, aqui traduzido como Dogão, foi criado em 1963 pelo animador inglês Ivor Wood, que, mais tarde, pelas mãos do produtor francês Serge Danot, foi colocado no seriado de TV Le Manege Enchante, ambientado num jardim encantado onde existia um carrossel mágico. Quando a BBC levou Le Manege Enchante para a Inglaterra, a animação passou por uma série de transformações, teve seu nome mudado para Magic Roundabout e alcançou muito sucesso nas TVs do Reino Unido. Ela passou a ser narrada por Eric Thompson (pai da atriz Emma Thompson), que não somente traduzia os roteiros do francês, como também criava suas próprias histórias. Nos anos 90, a série foi redescoberta pelo Channel 4 e ganhou uma nova geração de fãs.

    No Brasil, porém, a série é desconhecida, o que deverá influenciar negativamente no sucesso comercial do lançamento. Mas é um desenho que merece ser descoberto. Embora Dogão - Amigo Pra Cachorro se ressinta do grande problema atual - a falta de um roteiro realmente imaginativo -, os personagens são simpáticos e carismáticos. Além disso, os diálogos reservam algumas boas brincadeiras para os adultos fãs de cinema. Principalmente por meio do coelho Juca.

    No Brasil, só serão distribuídas cópias dubladas para o português, mas, quando o filme sair em DVD, poderão ser ouvidos os talentos de Jim Broadbent, Ian McKellen e Bill Nighy, entre outros. A dublagem brasileira é de Luiz Laffey, Julia Castro, Wendell Bezerra, Adriana Pissardini, Letícia Quinto e Wellington Lima.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus