DOM HÉLDER CÂMARA - O SANTO REBELDE

DOM HÉLDER CÂMARA - O SANTO REBELDE

(Dom Hélder Câmara - O Santo Rebelde)

2004 , 74 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Erika Bauer

    Equipe técnica

    Roteiro: Erika Bauer

    Produção: Andréa Glória

    Fotografia: André Carvalheira

    Trilha Sonora: Marcello Bernardi

    Estúdio: Cor Filmes

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Depois de mais de dois anos sendo exibido (e premiado) em festivais nacionais e internacionais, finalmente "consegue" entrar em cartaz o documentário Dom Hélder Câmara - O Santo Rebelde, de Érika Bauer. Os mais jovens talvez não saibam, mas o cearense Hélder Câmara foi um dos líderes político-religiosos mais importantes e polêmicos da história recente do Brasil. Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife em 1964, trata-se de uma personalidade decisiva no combate à ditadura militar brasileira, e um militante na luta por uma igreja mais próxima do povo. As simples menção de seu nome fazia espumar os conservadores da época.

    Por ter sido persona non grata aos poderosos daquele período, muitas de suas imagens foram destruídas no Brasil. Mas, felizmente, a diretora obteve imagens em fontes internacionais, como o Instituto Nacional do Audiovisual da França, além de levantar material de pesquisa junto a cineastas que acompanharam a movimentação do Dom Hélder na Europa, onde ele falava livremente, ao contrário do que acontecia no Brasil.

    O filme também conta com depoimentos de várias personalidades ligadas à Igreja, como Leonardo Boff, Dom Marcelo Carvalheira, Dom José Maria Pires, Dom Mauro Morelli, e da escritora Rose Marie Muraro, entre outros.

    Mas, sem dúvida, os pontos altos do documentário ficam por conta da oratória do próprio Dom Hélder. A diretora Erika Bauer acerta ao dedicar vários minutos de seu filme às próprias palavras e idéias do biografado, repletas de lucidez e - ainda - modernidade.

    Dom Hélder Câmara - O Santo Rebelde ganhou prêmios de Roteiro e Montagem 14º Cine Ceará, além do Prêmio Conterrâneos de Melhor Documentário no 37º Festival de Brasília.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus