EM SEGREDO

EM SEGREDO

(Grbvica)

2006 , 90 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jasmila Zbanic

    Equipe técnica

    Roteiro: Jasmila Zbanic

    Produção: Barbara Albert/ Damir Ibrahimovich/ Bruno Wagner

    Fotografia: Christine A. Maier

    Trilha Sonora: Enes Zlatar

    Elenco

    Bogdan Diklic, Dejan Acimovic, Emir Hadzihafisbegovic, Jasna Ornela Berry, Kenan Catic, Leon Lucev, Luna Mijovic, Mirjana Karanovic

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Inicialmente, pode parecer um filme comum sobre o difícil relacionamento entre mãe e filha, mas o longa-metragem mergulha no íntimo das mulheres e escancara a dura realidade de uma vida pós-guerra. A cineasta bósnia Jasmila Zbanic começou sua carreira com o pé-direito. Em Segredo é sua estréia como diretora e já lhe rendeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2006.

    Entre tantas mulheres que carregam seqüelas causadas pela guerra civil - uma disputa de território na Bósnia-Herzegovina que durou mais de três anos -, o filme foca a luta de uma mãe que só quer poder criar sua filha com dignidade. Esma (Mirjana Karanovic) é uma mulher forte que teve seu sonho de ser médica destruído pela guerra. Agora, ela trabalha como garçonete e costura para algumas amigas. Sua maior preocupação no momento é conseguir dinheiro para a filha viajar com o colégio. Sara (Mila Mijovic) é uma adolescente com problemas de adaptação, bem característicos de sua idade. Mãe e filha moram em Grbavica (título original do filme), um subúrbio da capital Sarajevo. O único orgulho de Sara é saber que seu pai foi um shaheed, mártir que morreu lutando pela Bósnia. Porém, sua mãe guarda um segredo que está prestes a ser revelado.

    O prêmio no Festival de Berlim foi merecido. A diretora Jasmila Zbanic conseguiu abordar um tema difícil de forma nada depreciativa, com cenas alegres contrastando com conflitos pessoais e familiares. Imagens claras e enquadramentos mais abertos fazem com que o filme chame a atenção do público para o enredo, suficientemente pesado.

    Longe de ser melodramático, Em Segredo dá ênfase à coragem de várias mulheres que perderam pais, maridos, filhos e até mesmo foram estupradas durante o conflito nos Bálcãs, mostrando que a vontade de viver é superior a todos os demais acontecimentos. Sua rotina é viver um dia de cada vez, superando suas limitações na busca constante para dar um pouco de dignidade a seus entes queridos que foram enterrados em valas comuns. Assim como Esma, elas ainda encontram espaço para se preocuparem com os outros. Em um determinado momento do filme, a protagonista confessa que ficou preocupada com o sofrimento dos brasileiros depois de ter assistido a um documentário.

    É difícil para nós entender a profundidade do roteiro, pois mostra uma realidade diferente de um país como o Brasil que nunca passou por uma guerra, mas vive as próprias crises. Mas é impossível não se envolver e perceber que não basta o término de um conflito para todos voltarem às suas vidas normalmente. Em Segredo mostra que não é tão simples assim. As atuações de Mirjana Karanovic e Mila Mijovic emocionam e são fundamentais para que o forte contexto seja transmitido com a naturalidade que o enredo necessita. Com certeza fará qualquer um mudar o modo de encarar a vida.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus