EM TRÂNSITO

EM TRÂNSITO

(Em Trânsito)

2005 , 96 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Henri Gervaiseau

    Equipe técnica

    Roteiro: Henri Arraes Gervaiseau

    Produção: Beth Formaggini

    Fotografia: Adrian Cooper

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Em Trânsito é um documentário que tem uma idéia esperta: mostrar alguns personagens que vivem em trânsito na cidade de São Paulo, seja a pé, a carro ou utilizando a rede de transporte público que a cidade oferece. Por meio de depoimentos e cenas do caótico trânsito paulistano, a produção tenta traçar um perfil de pessoas que vivem se deslocando na cidade.

    Alguns números: na cidade de São Paulo, cinco milhões de pessoas utilizam a rede de ônibus, 200 mil motociclistas trafegam diariamente, centenas de milhares de pessoas andam a pé. Na grande São Paulo, diariamente, 1,7 milhão de pessoas utilizam a rede de metrô, 895 mil pessoas utilizam a rede ferroviária urbana, cinco milhões de carros trafegam. Dirigido por Henri Gervaiseau, o filme transforma esses números em personagens e entrevista pessoas que estão em trânsito na cidade, desde entregadores que trabalham com a motocicleta até um motorista de ônibus, um estudante e uma dona de casa. Alguns depoimentos são mais valorizados do que os outros. O que é natural, uma vez que alguns personagens deste documentário são realmente interessantes, como a mulher que caminha três horas para chegar no trabalho, todos os dias.

    O maior problema de Em Trânsito não é esse, mas sim que ele se perde no meio de tanto material colhido. Muitas vezes, o diretor escolhe mostrar cenas do trânsito paulistano ao invés de nos brindar com mais depoimentos. Para quem não conhece a cidade, esse processo até que é interessante. O problema é que o filme se detém demais em algumas cenas que, se "enxugadas", ficariam bem melhor. Como quando Gervaiseau acompanha o estudante em sua viagem de ônibus, por exemplo. No entanto, Em Trânsito observa algo interessante: a relação que esse estabelece com o ambiente quando se está em trânsito, desde a mulher rica que já conhece uma menina que sempre fica no mesmo farol até as duas amigas que se conheceram no ônibus. Classes sociais diferentes convivem com harmonia em Em Trânsito da mesma forma que acontece dentro dos transportes coletivos.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus