ESPELHOS DO MEDO

ESPELHOS DO MEDO

(Mirrors)

2008 , 110 MIN.

16 anos

Gênero: Terror

Estréia: 17/10/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Alexandre Aja

    Equipe técnica

    Roteiro: Alexandre Aja, Grégory Levasseur

    Produção: Alexandra Milchan, Grégory Levasseur, Marc Sternberg

    Fotografia: Maxime Alexandre

    Trilha Sonora: Javier Navarrete

    Estúdio: ASAF, Castel Film Romania, New Regency Pictures, Regency Enterprises

    Elenco

    Adina Rapiteanu, Aida Doina, Amy Smart, Anca Damacus, Aurelia Radulescu, Bart Sidles, Cai Man, Cameron Boyce, Darren Kent, Erica Gluck, Ezra Buzzington, George Dumitrescu, Ioana Abur, Irina Saulescu, Jason Flemyng, Jingdong Qin, John Shrapnel, Josh Cole, Julian Glover, Kiefer Sutherland, Liliana Donici, Mary Beth Peil, Paula Patton, Roz McCutcheon, Tim Ahern, Tudor Stroescu, Valeriu Pavel, William Meredith

  • Crítica

    17/10/2008 00h00

    A trama se centraliza no personagem Ben (Kieffer Sutherland), policial afastado temporariamente após uma ação desastrosa na qual matou seu próprio colega. Tudo na sua vida vai mal e vai piorar ainda mais quando aceita o emprego de vigia noturno numa grande loja de departamentos incendiada há alguns anos que precisa ser mantida intacta, por razões de seguros e brigas judiciais. Desnecessário dizer que o lugar é assombrado.

    Espelhos do Medo é irregular. No início, quando Ben se vê solitário diante daquele terrível mausoléu incendiado, chega a lembrar Uma Noite no Museu. Mesmo sem ser uma comédia. Vez por outra, o filme ensaia toques de drama familiar e não raro esbarra nos desgastados clichês do gênero, como os sustos apoiados pelo som alto do filme, em detrimento das imagens. Contudo, ganha fôlego no final, derrapa uma pouco no roteiro, mas termina de forma bem resolvida.

    Em muitos pontos, lembra episódios do antigo seriado Além da Imaginação, mas na verdade trata-se de uma refilmagem romeno-americana (é isso mesmo) da produção sul coreana Espelho, de 2003, dentro da atual onda cinematográfica de ocidentalizar terrores orientais. A partir do filme de Kim Sung-ho, o roteiro foi desenvolvido pelo francês Grégory Levasseur (o mesmo de Entre Cães e Lobos). A direção - com altos e baixos - é do também francês Alexandre Aja, que lançará em 2009 o filme Piranhas 3D (uau!).

    Espelhos do Medo pode ser um bom entretenimento. É só você não ficar se perguntando, por exemplo, como o policial Ben e sua esposa funcionária do IML, ambos teoricamente com salários bem modestos, podem ter uma casa daquelas e aqueles carrões de luxo. Ou como a grande loja - totalmente incendiada - pode estar tão bem conservada por dentro, mantendo manequins, mobiliários e tapeçaria apenas levemente chamuscadas. Ou então como o protagonista, quando vê as coisas invertidas, sob a perspectiva do espelho, continua vendo os automóveis trafegando pela pista da direita, e não da esquerda, como seria o "espelhado". Bom... É melhor não ficar perguntando muito... Afinal, é só um filme de terror.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus