Críticas

Veja o que esperar das novidades nas telonas e estreias com os comentários da nossa equipe especializada.

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

(Hidden Figures, 2016)

Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa
30/01/2017 15h01
por Daniel Reininger

Estrelas Além Do Tempo traz à luz a história de mulheres negras da NASA em plenos anos 60, auge da busca pelos direitos civis nos EUA, e como elas enfrentaram preconceitos e lutaram contra o sistema para ajudar a colocar o primeiro norte-americano no espaço e serem reconhecidas por isso. Só esse fato já faz essa obra obrigatória, melhor ainda o filme ter um roteiro redondo e estar repleto de grandes atuações.

O longa acompanha Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três mulheres brilhantes responsáveis por quebrar importantes barreiras sociais e científicas, cada uma à sua maneira. As três atrizes formam o coração do filme, com atuações fortes e autênticas, porém sem exagerar para o melodrama ou se tornarem caricatas.

A narrativa flui bem enquanto foca as conquistas dessas três mulheres ao longo dos anos, sem pesar no drama e mantendo uma constante sensação positiva em relação à sua história. O roteiro dá mais espaço para Katherine e aborda também sua vida pessoal, mas nunca deixa Dorothy e Mary realmente de lado. A amizade das três é uma constante do começo ao fim e uma impulsiona a outra para alcançarem seus objetivos.

É claro que a história dessas incríveis mulheres foi alterada para caber de forma perfeita em um filme Hollywoodiano, então certos acontecimentos parecem coincidência demais, porém, foi a forma encontrada pelos roteiristas Allison Schroeder e Theodore Melfi para adaptar o livro de Margot Lee Shetterly de forma agradável e contundente.

Exemplo disso é o personagem interpretado por Kevin Costner, que na verdade é a combinação de três pessoas reais, mas o resultado é alguém rico e importante para a trama. Detalhes como esse garantem narrativa fluida e divertida sem perder a relevância necessária para o tema.

O drama é construído ao redor de suas protagonistas e é por isso que a atuação delas e também do elenco de apoio é crucial para o sucesso do filme. Kirsten Dunst está segura como chefe que tenta barrar o avanço do trio de protagonistas, Jim Parsons funciona bem como cientista resistente a mudanças, Mahershala Ali aparece bem como interesse romântico de uma das garotas e Glen Powell manda bem como a lenda John Glenn. Todos estão determinados a dar o seu melhor, garantir humor e peso emocional na medida certa.

Estrelas Além Do Tempo ainda tem uma boa trilha sonora, capaz de engajar o espectador nas mudanças de humor do filme, sem exagerar no lado emocional. São elementos bem balanceados em torno de uma boa história que fazem dessa obra algo tão interessante de ser vista. Capaz de manter a atenção do espectador mesmo durante diálogos mais técnicos, o filme é leve, educativo, socialmente relevante e divertido na medida certa e merece os prêmios e indicações que tem recebido.

CRÍTICAS RELACIONADAS

GRAVIDADE
PERDIDO EM MARTE
SELMA

Daniel Reininger

Daniel Reininger

Editor-Chefe

Fã de cultura pop, gamer e crítico de cinema, é o Editor-Chefe do Cineclick.

FAVORITAR

crítica NÃO FAVORITADA

COMPARTILHE:

COMENTAR

comments powered by Disqus