FANTASMAS DE MARTE

FANTASMAS DE MARTE

(John Carpenter's Ghosts of Mars)

2001 , 98 MIN.

12 anos

Gênero: Ficção Científica

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • John Carpenter

    Equipe técnica

    Roteiro: John Carpenter, Larry Sulkis

    Produção: Sandy King

    Fotografia: Gary B. Kibbe

    Trilha Sonora: John Carpenter

    Elenco

    Clea DuVall, Ice Cube, Jason Statham, Joanna Cassidy, Natasha Henstridge, Pam Grier

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Os brutos também erram. Festejado nos anos 70 e 80 como um dos melhores cineastas do estilo “Terror B”, John Carpenter pisou feio neste constrangedor Fantasmas de Marte. Aliás, todos os filmes recentes sobre nosso planeta vizinho acabaram fracassando, de Missão Marte a Planeta Vermelho. Seria alguma maldição marciana?

    De qualquer maneira, a história agora se passa em 2176, momento em que os terráqueos tentam transformar Marte em colônia. Já seriam mais de 600 mil humanos morando por ali. Num clima árido, em meio a muito vento e tempestades de areia, um esquadrão policial deve transportar o perigoso prisioneiro Desolation Williams (Ice Cube) até um posto avançado. Mas quando os policiais e Desolation chegam ao seu destino, eles só encontram uma vila fantasma, dominada por estranhos humanos que agem como zumbis.

    Fantasmas de Marte é uma reciclagem – piorada – de alguns antigos trabalhos de Carpenter, como Fog - A Bruma Assassina e, principalmente, O Enigma de Outro Mundo. Porém, tudo é muito igual, previsível e trash. Os atores praticamente recitam seus textos, em tom falso e discursivo, como num teatrinho escolar. Os efeitos especiais são primários, o que não seria exatamente um problema para John Carpenter, que sempre foi um bom criador de climas de suspense, independente da qualidade técnica de seus filmes. Mas aqui a mesmice do roteiro impede qualquer desenvolvimento de atmosfera. Uma pesada trilha sonora à base de heavy metal não consegue disfarçar a total falta de qualidade de Fantasmas de Marte.

    Fazem parte do desastre as atrizes Natasha Henstridge, de Bela Donna, e Pam Grier, de Jackie Brown.

    29 de janeiro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus