FELICE, FELICE

FELICE, FELICE

(Felice... Felice)

1998 , 99 MIN.

14 anos

Gênero: Romance

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Peter Delpeut

    Equipe técnica

    Roteiro: Peter Delpeut

    Produção: Pieter van Huystee, Susanne van Voorst

    Fotografia: Walther van den Ende

    Trilha Sonora: Loek Dikker

    Elenco

    Johan Leysen, Kumi Nakamura, Noriko Proett, Noriko Sasaki, Rina Yasima, Toshie Ogura, Yoshi Oida

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Quase dois anos após ter estreado no Rio de Janeiro, chega aos cinemas de São Paulo (ou melhor, ao cinema de São Paulo, pois o filme só será exibido no Top Cine) o drama holandês Felice, Felice, do cineasta Peter Delpeut, pouco conhecido no Brasil.

    A ação se passa em 1895, ano em que o fotógrafo e explorador Felice Beato (Johan Leysen) volta ao Japão para procurar sua ex-esposa japonesa, O-Kiku (Kumi Nakamura), que havia desaparecido em circunstâncias não claramente explicadas.

    Em sua viagem, Felice visita novamente os lugares que havia conhecido ao lado do antigo amor, mas agora tudo parece vazio e incompleto aos olhos do experiente fotógrafo.

    Felice, Felice é inspirado no trabalho de alguns fotógrafos do século 19, entre eles o próprio Felice Beato. Totalmente rodado em estúdio, o filme é uma viagem saudosista e melancólica contada por meio de antigas fotos pintadas à mão. Esta criativa mistura da linguagem cinematográfica com a expressão fotográfica rendeu ao filme um prêmio especial no Festival de Chicago pelas suas qualidades visuais e por sua contribuição artística. Mas, é inegável que se trata de um trabalho muito mais direcionado aos apreciadores do chamado cinema de arte, que propriamente um entretenimento convencional.

    Infelizmente, a projeção do Top Cine não se encontra exatamente entre as melhores da cidade. Felice, Felice, por seu apuro técnico e pela sua sutileza cromática e visual, mereceria uma sala melhor. Mesmo assim, é um belo trabalho que merece ser conferido.

    6 de fevereiro de 2001

    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus