FICA COMIGO ESTA NOITE

FICA COMIGO ESTA NOITE

(Fica Comigo Esta Noite)

2006 , 74 MIN.

10 anos

Gênero: Drama

Estréia: 27/10/2006

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • João Falcão

    Equipe técnica

    Roteiro: Adriana Falcão, Adriana Maciel, João Falcão

    Produção: Diler Trindade

    Fotografia: Mauro Pinheiro Jr

    Trilha Sonora: Robertinho de Recife

    Estúdio: Miravista

    Elenco

    Alinne Moraes, Gustavo Falcão, Laura Carsoso, Rodrigo Penna, Vladimir Brichta

  • Crítica

    27/10/2006 00h00

    Adaptado da peça de Flávio de Souza, Fica Comigo Esta Noite foge do padrão de outros filmes que surgiram por meio de uma peça teatral e insistem em manter o texto original. Como conseqüência, tornam-se maçantes e sem sentido. O cineasta João Falcão (A Máquina) enxergou a diferença e as alterações necessárias para criar um longa-metragem envolvente, com a linguagem visual que o cinema precisa. Aliás, ter liberdade para mexer no original foi uma exigência feita por Falcão ao aceitar dirigir o projeto.

    Fica Comigo Esta Noite é uma comédia romântica encantadora, repleta de fantasia e magia, atendendo aos mais diferenciados gostos e faixa etária. O longa conta a história de um jovem casal formado por Edu (Vladimir Brichta) e Laura (Alinne Moraes). Eles se conhecem em uma livraria, onde Edu vende seus quadrinhos como se fossem de coleções antigas. Laura está com casamento marcado, mas mesmo assim resolve aceitar o convite de Edu para assistir ao show da banda onde é guitarrista e vocalista. Desde então, eles se apaixonam e decidem casar. Em meio à crise no relacionamento, por conta das viagens que Edu faz com a banda, ele morre repentinamente, mas sem se desculpar com Laura após uma briga. Ambos passam a procurar uma maneira de se encontrarem novamente, para um último adeus. O casal contará com a ajuda do egoísta Fantasma do Coração de Pedra (Gustavo Falcão) e da adorável e atrapalhada Dona Mariana (Clarice/ Laura Cardoso), um anjo da guarda em experiência.

    O filme é narrado por Edu, fazendo uma referência a Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas. O que torna Fica Comigo Esta Noite ainda mais divertido e descontraído, sem criar um ambiente pesado e mórbido. Outra referência declarada é ao cineasta Tim Burton (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça), pela maneira como Falcão lida com o roteiro fantasioso. Essa relação torna-se evidente na cena do velório, uma citação direta ao filme Os Fantasmas se Divertem.

    A locação escolhida não poderia ser mais apropriada. Quando pensamos em casas mal-assobradas, lembramos de sótãos, salas grandes, escadas e é dessa forma que o cenário de Fica Comigo Esta Noite foi produzido. A iluminação completa a ambientação dando o tom de cada cena, seja mais romântica, divertida ou fantasmagórica. Outro destaque á a maquiagem do Fantasma do Coração de Pedra, pálido e sombrio, revelando uma personalidade fria e solitária.

    Neste longa, Alinne Moraes faz sua estréia nas telonas. Acostumada com as gravações de novelas, a jovem atriz soube, rapidamente, adaptar-se à produção cinematográfica. Vladimir Brichta (A Máquina) dá o tom da comédia. É engraçado, mas sem ser de forma rasgada e exagerada; é cômico na medida certa. A revelação fica por conta de Clarice, que segurou com desenvoltura a responsabilidade de dividir o mesmo personagem com a veterana Laura Cardoso (Muito Gelo e Dois Dedos D'Água).

    Mesmo me tornando repetitiva, volto a afirmar que Fica Comigo Esta Noite é uma fábula encantadora, ancorada em um roteiro riquíssimo sob o comando sempre promissor de João Falcão.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus